Férias, sejam bem-vindas! Esse é um momento aguardado pelas crianças, pois é uma porta aberta para vivenciar experiências que saiam da rotina familiar e escolar. Pensando nisso, apresentaremos abaixo cinco atividades educativas para esse momento entre pais e filhos.

Lembrem-se: tudo é valido, desde que a disponibilidade e o afeto estejam presentes. Além disso, a criatividade é a capacidade de gerar coisas novas e originais dentro daquilo que temos e dispomos.

Sendo assim, abram bem os olhos e preparem-se para as atividades. Que tal no final das férias, vocês compartilharem essas experiências com a escola das crianças?

Atividade 1 – passeio animado com as crianças

Em um mundo cada vez mais virtual, nada como um passeio ao ar livre e um espírito de aventura. Estimulem o olhar atento das crianças. Escolham junto com elas um lugar que vocês gostariam de conhecer.

Parques, praças, comércio, bibliotecas, casa de parentes, pontos turísticos… Proponham que elas criem um pequeno roteiro: como chegar até o local; o que devem levar e como registrar essa aventura. Vale propor até um piquenique com espetinhos de frutas e outras delícias. Deem olhos e asas para que eles programem o passeio.

Dicas para colocar em prática o passeio

Comecem por lugares próximos da sua casa, por exemplo, que tal explorar o quarteirão, o bairro, a cidade. Tragam perguntas do tipo:

  • O que está faltando na rua?
  • Quem é o morador mais antigo?
  • Por que não temos tal lugar aqui?
  • Entre outros questionamentos.

Incentive formas diferentes de registros, sempre levando em conta a idade e as preferências delas. Explorem a natureza e suas urgências como a coleta de lixo, a alegria de conviver com vizinhos e a importância de reconhecer as necessidades de cada um.

Atividade 2 – dando sabor ao saber

Sem desejo de saber, não há sabor. Cozinhar é sentir, experimentar e partilhar sabores e saberes. Comecem sugerindo, um nome para o novo experimento. Que tal: “Pão das férias”; “Picolé de Férias” (as duas receitas abaixo são sugestões, vocês podem inventar outras). O importante é que seja um momento de cumplicidade e leveza entre vocês e as crianças.

Receita do ‘Pão de Férias’

Para o ‘Pão de Férias’, vocês vão precisar de: 1 tablete ou 1 colher rasa (sopa) de fermento; 1 colher de (sopa) de açúcar; 1 colher rasa (sopa) de manteiga; 1 pitada de sal; 1 xícara (chá) de água morna; 1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo.

Depois, basta arrumar um espaço na cozinha para começar a receita. Coloque uma mão de farinha na mesa, vá despejando aos poucos um pouco de água e perguntando para a criança o que está acontecendo. O que vai mudando? Façam com que eles se envolvam com a massa e seu processo de fazer e concluir.

Leve ao forno e esperem crescer. Aproveitem esse momento para contar alguma experiência engraçada que você já passou na cozinha. Contem histórias de receitas de avós, vizinhos ou amigos.

Receita do ‘Picolé de Férias’

Já para o ‘Picolé de Férias’, você vai precisar de: ½ melancia média ou ½ abacaxi; 4 limões; 50g de açúcar (opcional); 200ml de suco de laranja; 2 folhas de couve.

Depois, bata no liquidificador a ½ melancia sem casca ou o abacaxi sem casca (com açúcar, se desejar) e adicione o suco de 3 limões. Peneire e comece a encher as forminhas (pode ser copinhos de café). Leve ao freezer por 30 minutos.

Depois que estiver firme, espete os palitos e leve ao freezer. Enquanto isso, bata a parte esbranquiçada (se for a melancia) e peneire. Despeje uma fina camada na forma e espere congelar. Por último, faça o suco de 1 limão. Complete as forminhas e leve ao freezer até congelar. Seus picolés estarão prontos em algumas horas.

Atividade 3 – caixa de inventário

Brincar livremente é atividade vital para as crianças. É momento de criar, imaginar e experimentar. Disponibilizem materiais diversos em uma caixa no canto da casa: escolham junto com a criança um nome para aquele local, amarre barbantes (tipo um varal) e exponham tudo que eles produzirem com o material.

Para isso, você pode utilizar: caixa (de papelão), folhas brancas, tesoura, cola, lápis, guache, pincéis, massa de modelar, de cores, retalhos, fotos, revistas, pregadores de roupa, barbante, tampas de refrigerante, pedaços de madeiras e folhas caídas na natureza.

Atividade 4 – sarau literário para crianças

Pelas páginas de livros, álbuns e revistinhas podemos reconhecer diversas histórias, imaginar, contar e recontar. Tragam suas próprias vivências de leituras, músicas, poemas de infância e preparem-se para essa grande viagem de leituras e trocas.

Para isso, primeiro selecione juntamente com as crianças um espeço de leitura de férias. Coloquem um tapete, almofadas (vocês podem fazer juntas) e outros objetos que façam com que o local fique gostoso e provoque na criança a vontade de estar ali.

Depois, selecione alguns livrinhos, revistas, álbuns de fotos, rótulos, bulas de remédios, tudo que desperte a curiosidade das crianças. Criem e recriem histórias, inventem parlendas (hoje é domingo/ pé de cachimbo), (Se essa rua, se essa rua fosse minha…).

Por fim, organizem uma feira de livros com compras e trocas de livros, revistinhas e álbuns de figurinhas. Pensem em um local, dia e horário e convidem os colegas, vizinhos e parentes (peça que cada convidado escolha o que irá apresentar).

Estimulem as crianças a divulgarem pela rua e bairro convites cartazes ou cards. Incentivem para que elas façam listas de livros que desejam ler, conhecer e até trocar. Isso pode ser feito com vizinhos, amigos e amigas da escola ou mesmo com o grupo de família.

Atividade 5 – brincadeiras na natureza

Arrume uma pequena lupa para que as crianças aprendam a olhar e apreciar os pequenos detalhes da natureza. Criem hortas, conversem com as crianças de onde vem os alimentos e brinquem com a terra.

Explorem as diferentes texturas e cores da terra, andem pelas ruas com pequenos potinhos colhendo preciosidades da natureza para que eles construam seus próprios brinquedos. Conheçam os pequenos animais que vivem nas ruas, na casa dos vizinhos e no bairro.

crianças

Mexam na terra, ajudem as crianças a fazerem descobertas de rios no quintal, aprendam juntos a construir pequenos barcos e engenhocas, construam túneis de terra, poções, cavem buracos, plantem mudas, ensinem as crianças o ciclo da vida e explorem os quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo.

 

 

Deixe um comentário