Aprender é um processo individual e varia de pessoa para pessoa. O período de alfabetização e os anos iniciais do Ensino Fundamental é quando a criança desenvolve o gosto pela aprendizagem, pois percebe que consegue ter mais autonomia em suas atividades de leitura e escrita, contagem, que consegue, por exemplo, ajudar sua família a fazer um bolo, lendo a receita.
Esse gosto por aprender depende muito do procedimento de ensino e suas respectivas metodologias, para que a criança realmente se envolva nesse processo. E a chave para isso resume-se no brincar.
Brincadeira ajuda no Ensino Fundamental?
Poucas estratégias ensinam mais que as brincadeiras, ou, quando essas fazem parte de um planejamento, a ‘ludicidade’ no ensino. Especialmente na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, as brincadeiras trazem o engajamento de que os professores precisam para provocar o aprendizado de um sem-número de atividades.
O envolvimento das crianças e as emoções ligadas à ludicidade, além do fato de aprenderem uns com os outros e na prática, permitem que o entendimento e a memorização sejam maiores.
Mas a ludicidade é só para crianças pequenas?
Crianças de qualquer idade e até adultos podem se beneficiar de atividades lúdicas no aprendizado. No caso do período de alfabetização, por exemplo, uma estratégia é envolver o aluno em práticas que utilizam a leitura e escrita nas atividades cotidianas, como a construção de uma lista de mercado e a montagem em sala de um mercadinho para que cada criança possa comprar os itens de sua lista.
Outra atividade excelente é criar um momento culinária e fazer com os alunos uma receita de bolo ou lanche para um piquenique na escola. As crianças deverão ler a receita e executá-la de acordo com cada passo apresentado, trabalhando assim a noção numérica, a leitura e a escrita.
Exemplos de práticas de aprendizagem usando ludicidade
Veja a seguir algumas sugestões para o uso de ludicidade na educação:
Jogos educacionais
Jogos são uma ótima maneira de envolver os alunos e tornar o processo de aprendizagem mais divertido. Eles podem ser usados para ensinar uma variedade de habilidades e conceitos, como matemática, ciência, história e linguagem. Há muitos jogos educativos disponíveis online ou o professor pode criar os seus próprios jogos educacionais.
Dinâmicas em grupo
Atividades em grupo podem ajudar a desenvolver habilidades sociais e emocionais, além de ajudar os alunos a aprender de forma mais interativa. O professor pode propor atividades como caça ao tesouro, dramatizações, jogos de simulação e muitos outros.
Experiências práticas
Atividades práticas e experimentos podem ajudar os alunos a compreender conceitos abstratos e a colocar em prática o que aprenderam na teoria. Por exemplo, em uma aula de ciências, o professor pode realizar experimentos simples para que os alunos visualizem o que estão aprendendo.
Histórias
Contar histórias (o chamado storytelling) pode ajudar a envolver os alunos e a tornar a aula mais interessante. O professor pode contar histórias relacionadas aos tópicos que está ensinando ou até mesmo criar histórias com os alunos. A escrita coletiva é uma ótima ferramenta para que os conhecimentos que os alunos já possuem sejam compartilhados e que um aprenda com o outro.
Música e dança
Música e dança podem ajudar a criar um ambiente de aprendizagem mais descontraído e alegre. Você pode usar músicas para ensinar a pronúncia de palavras ou criar danças relacionadas aos tópicos que está ensinando.
Enfim, brincar é fonte de prazer e aprendizado e uma educação lúdica influencia na formação da criança em relação ao seu conhecimento de mundo, possibilitando um crescimento sadio, promovendo a interação social e fortalecendo o aprendizado pedagógico.