As atividades práticas na educação têm uma relação direta com o estímulo à criatividade. Por meio de atividades práticas, os alunos são encorajados a explorar, experimentar e aplicar conceitos teóricos em situações reais. Isso proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento da criatividade.
Por falar em ambiente, no entanto, a primeira providência para despertar a criatividade dos estudantes é tornar a escola um ambiente que a estimule, que seja acolhedor, encorajador e inspirador. Um ambiente mais afeito à espontaneidade que a regras, que tenha mais estímulos que proibições. Algumas características de um ambiente assim são:
Espaços flexíveis
Proporcione a seus alunos espaços que possam ser usados em várias configurações, para trabalho individual ou colaborativo. Planeje o uso dos móveis para que não restrinjam a movimentação e estimulem a expressão criativa.
Decoração estimulante
Use cores vibrantes na decoração das salas e laboratórios e, se possível, peça a colaboração dos próprios alunos para a decoração.
Recursos criativos
Procure fornecer recursos que permitam aos alunos experimentar com diferentes formas de expressão, como materiais de artes, instrumentos musicais, softwares de design etc.
Espaço para experimentação
Inspire-se na cultura Maker, dedicando um espaço à construção de protótipos e ao teste de ideias e projetos. Havendo o espaço e as ferramentas, basta estimular a criatividade e dar a liberdade para experimentar.
Princípios da ciência
Estimule a curiosidade e a busca pelo conhecimento, orientando os estudantes, mesmo sem perceberem, à aplicação do método científico.
Liberdade de expressão
Mostre aos alunos que podem expressar livremente suas ideias, opiniões e sentimentos; mostre que ideias devem ser respeitadas, sem censura, que o debate respeitoso é construtivo e que é do choque de ideias que surgem as melhores soluções.
Tempo para a criatividade
Se não houver tempo nem espaço para atividades criativas e projetos de longo prazo, toda preparação é em vão. A escola deve permitir que os estudantes persigam suas paixões e interesses.
Uma vez estabelecido esse ambiente acolhedor, os professores podem utilizar, individualmente ou em projetos multidisciplinares, atividades que despertam e desenvolvem a criatividade:
Brainstorming
Essa atividade, muito cara aos publicitários e designers, é também a base do “design thinking”, pois permite a colaboração sem julgamentos. Sessões de brainstorming para obter ideias e soluções são sempre um bom começo para trabalhos criativos.
Projetos de arte
Fuja dos procedimentos padrão de imitar ou recriar o que já existe. Forneça materiais adequados e mostre aos estudantes que podem se expressar e criar suas próprias obras de arte.
Storytelling
A contação de histórias é uma ferramenta essencial não só para o professor em suas aulas, mas também para que os alunos criem narrativas originais e aperfeiçoem sua capacidade de comunicação e convencimento.
Encenações
O desempenho de papéis permite ao estudante experimentar diferentes perspectivas e melhorar sua capacidade de comunicação. Ao criar sketches ou improvisações, os estudantes precisarão usar a criatividade para desenvolver personagens, diálogos e cenários, em uma atividade multidisciplinar.
Resolução de problemas
Ao serem expostos a desafios, os estudantes terão de encontrar soluções criativas, seja na resolução de problemas, seja na criação de obras criativas e únicas.
Gamificação
O apelo dos jogos não está somente nos computadores, consoles e celulares, mas também nas mãos do professor. Utilizar ferramentas típicas de jogos para estruturar desafios para os estudantes permite que eles desenvolvam a criatividade e agrega emoções às informações — o que potencializa o aprendizado.
Pesquisas e projetos
Resista à tentação de pedir pesquisas automáticas. A internet e a inteligência artificial tornam esses trabalhos instantâneos e promovem zero aprendizado. Incentive os alunos a explorar tópicos de seu interesse e que possam ser usados para o desenvolvimento de projetos significativos para eles e para a sociedade.
Atividades práticas como essas vão ajudar a desenvolver a criatividade, pois estimulam os alunos a explorar, experimentar e aplicar conceitos teóricos de maneiras práticas e inovadoras. São experiências que ajudam a desenvolver habilidades criativas essenciais para a vida pessoal e profissional dos alunos, pavimentando o caminho para seu futuro.