Entender a evasão escolar tem se tornado uma meta essencial para os municípios, suas causas e consequências são inúmeras. Geralmente a evasão vai aumentando no Ensino Médio, onde os estudantes não conseguem encontrar um sentido em ir para a escola, além de trabalhar. Nós do Etapa Público temos como meta, reduzir a zero a evasão escolar.
Vale ressaltar que a evasão escolar se refere ao abandono permanente do aluno à escola. Além disso, mantém o alto índice de desigualdade social, cultural, geográfica e carência afetiva e cognitiva dos estudantes.
Pensando nisso, a escola deve criar campanhas de conscientização da importância do estudo e seu efeito na vida de cada um. Os alunos que abandonam a escola geralmente são de famílias de baixa renda, o que vai mantendo a desigualdade social e o baixo desenvolvimento socioeconômico do município.
Questões sobre a evasão escolar
A evasão escolar é um problema nacional e deve ser preocupação de todo governo, já que lidamos ainda com altos índices repetências sucessivas por parte dos alunos e pelo estado de fracasso escolar de estudantes que não chegam a finalizar o ciclo da educação básica.
Alguns aspectos podem explicar isso, por exemplo os seguintes:
- Baixa motivação por parte dos alunos em aprender;
- Faltas sistemáticas vão acontecendo até o momento do abandono;
- Baixa renda familiar, o que implica que os jovens abandonem as escolas e partam apenas para o trabalho;
- Falta de recursos financeiros, de transporte, alimentação e motivação com as aulas;
- O aumento de Bullying e violência dentro das escolas;
- Currículo escolar descontextualizado da história de vida dos alunos.
A vida contemporânea não conversa com a reflexão da importância de cada um. O Brasil vem atravessando um momento delicado na Educação Pública, onde a falta de sentido por aprender já é constatado.
No ano de 2022 o último estudo realizado pela UNICEF, revelou que 2 milhões de meninas e meninos de 11 a 19 anos que ainda não haviam terminado a educação básica deixaram a escola no Brasil. Eles representam 11% do total da amostra pesquisada. Um dos caminhos para prevenir a evasão escolar é a conscientização das famílias dos estudantes.
Como a escola pode ajudar na diminuição do índice?
A escola é responsável também pela formação ética dos seus estudantes, o que implica ter e provocar uma postura acolhedora junto às famílias. A evasão escolar é um compromisso dos adultos para com as novas gerações que, muitas vezes, não reconhecem o sentido macro da escola.
Um dos pontos é conscientizar as famílias da importância dos estudos dos filhos. Isso porque, famílias e escola são as duas instituições de maior valor para a constituição e desenvolvimento do ser humano.
Além disso, a evasão escolar compromete diretamente o município, já que, quanto menos crianças e adolescentes escolarizados, maior a chance de viver na linha da pobreza, sem chances de inserção social no mercado de trabalho e com pouca capacidade crítica e cívica.
O maior combate a evasão escolar é oferecer uma educação acolhedora com qualidade social para todos e que não se restrinja apenas aos bons estudantes. Escola, Famílias, Poder Público, Empresários e Entidades devem se unir pela educação das novas gerações.