escola

O ETAPA Público acredita na aprendizagem contínua, onde duas instituições fundamentais: escola e família, se unem em uma aliança pela transmissão geracional do saber. No século XXI, não há espaço para privar as crianças e adolescentes de ter acesso a uma educação de qualidade, que faça sentido em suas vidas e os ajudem na projeção de seus futuros.

As crianças e adolescentes observam seus pais e professores nos mínimos detalhes, como eles lidam com suas obrigações, seus horários, persistência, compromisso e principalmente coerência entre o que falam e fazem. Por isso, não tem como melhorarmos a educação formal se não melhorarmos nossa civilidade e compromisso com a educação dos mais jovens.

Escola e família: uma aliança insubstituível

Escola e família devem conversar sobre a importância dos hábitos de estudo das crianças, da importância de se ter um lugar coerente na sua história de vida e de mundo. Qualquer aprendizagem significativa deve ser feita diariamente, assim como escovar os dentes, comer e dormir. Desse modo, estudar também é um hábito a ser incorporado no dia a dia dos alunos.

Para começar, pense: quem foram as pessoas que te inspiraram na vida? Comece relembrando isso com seus alunos e filhos. Algumas dicas podem ajudar, por exemplo, a criação de uma rotina de atendimentos de pais e irmãos mais velhos para que a escola possa conhecer sobre a rotina das famílias.

Outras técnicas são a criação de um jornalzinho sobre a importância do SAEB na vida dos alunos e a exploração de temas de leituras com as famílias. Mas como? Algumas boas ideias são:

  • Aplicação de pequenos textos;
  • Atividades de recortes de notícias;
  • Pílulas de orientações para os pais de como incentivar seus filhos nas atividades;
  • Leitura de diversas formas de comunicação no mundo atual.

Essas e muitas outras ações podem ajudar na criação de uma rotina bem trabalhada. E quando pensamos no SAEB, diversas outras estratégias podem ser aplicadas.

Como essa união pode ajudar no SAEB?

É importante que as escolas conscientizem as famílias da importância da avaliação do SAEB. E lembrem que a preparação para a prova começa no primeiro dia de aula, na primeira leitura, na conversa interessada da família sobre as novidades que foram apreendidas, na discordância educada de ideias e no incentivo de leituras de diversos tipos.

Não há bons resultados na escola, se a família não participa do processo de aprendizagem em casa. A criança aprende por amor a alguém, e esse primeiro alguém, geralmente são os pais ou quem faz a função deles. Mesmo que os pais não sejam letrados, é possível incentivar seus filhos a os serem.

O ETAPA Público se prontifica a inovar sempre processos e espaços, valorizando o tempo de encontro, ser e estar na educação do presente com o olhar no futuro. Saber onde se está e onde se quer chegar é o ponto central de uma avaliação significativa.

Escola e Família fazem toda diferença na vida das crianças e adolescentes. Educar e instruir não são tarefas delegáveis para qualquer pessoa, cada qual precisa saber reconhecer suas responsabilidades e também suas limitações. É dessa forma que pensamos a aliança: estamos todos comprometidos com uma educação de qualidade, porém cada um exercendo a sua parte com compromisso e responsabilidade.

escola

O que cabe à família?

É necessário que a família acompanhe o cronograma das aulas de seus filhos, participe ativamente da escola e entenda sua forma de ensinar e avaliar, conheça o SAEB e suas necessidades para a melhoria da educação de seus filhos, entenda que escola e família estão do mesmo lado, em um compromisso inalienável com seus filhos e tenha horários fixos de estudo, alimentação, sono e atividades.

O que cabe à escola?

Já referente à instituição, é importante que ela abra espaço de diálogo com as famílias sobre a importância dessa aliança na vida das crianças e adolescentes, monte apresentações sintetizadas sobre o SAEB e crie exemplos práticos de como orientar os alunos, garanta que os alunos estejam comprometidos com a avaliação e sua importância, e recalcular as rotas de aprendizagens que não foram efetivas e nem afetivas.

Deixe um comentário