BNCC

Os cinco campos de experiência da BNCC na Educação Infantil são um importante instrumento norteador do trabalho do professor, pois abrangem competências e habilidades essenciais que devem ser desenvolvidas de acordo com essa faixa etária.

Esses campos têm como foco promover o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças de 0 a 5 anos conforme elas crescem e são classificados em:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Contar histórias promove o desenvolvimento e a aquisição de diversas habilidades, aumenta a autoestima, a percepção do mundo ao redor. Além disso, o desenvolvimento da oralidade na criança está estreitamente ligada com a experiência de ouvir histórias.

1 – O eu, o outro e o nós

A contação de histórias é um excelente estímulo para trabalhar esse campo da BNCC de maneira lúdica, valorizando a construção da própria identidade, de relações e afetos entre as crianças.

Para os bebês e crianças pequenas, é possível utilizar bonecos, fantoches e livros de diferentes materiais para representar a interação entre os personagens da história.

2 – Corpo, gestos e movimentos

Esse campo tem como foco a exploração dos movimentos e uso dos diferentes espaços. Nesse sentido, é possível que o professor conte uma história que envolva música, dança e ritmo em sua representação e que ainda utilize recursos lúdicos, como bambolês e instrumentos musicais feitos a partir de materiais recicláveis, para incrementar a história.

3 – Traços, sons, cores e formas

Esse campo da BNCC valoriza bastante a linguagem musical e artística, portanto é interessante priorizar as histórias que envolvem música, rimas, cantigas de roda.

É possível utilizar como recurso criar sons com objetos diversos e instrumentos musicais, explorar argila e massa de modelar, além de trabalhar a linguagem visual por meio de desenhos, pinturas e colagens na construção e representação das histórias.

BNCC

4 – Escuta, fala, pensamento e imaginação

O foco desse campo é trabalhar a linguagem oral e a contação de histórias coloca a criança em uma posição de ouvir o outro — justamente por isso esse é o momento de exercitar a paciência, a escuta e a empatia com os outros.

Para esse campo, é possível propor a encenação de histórias, mostrar as letras do alfabeto e criar pequenos poemas. Por meio das histórias, vamos trabalhando o aumento do repertório de palavras, conhecimentos sociais e culturais e a empatia com o outro.

5 – Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Nesse campo da BNCC, o professor vai trabalhar as noções temporais de antes, agora e depois nos acontecimentos das histórias. Também é possível explorar a curiosidade das crianças sobre a transformação de diferentes materiais, como a terra em argila, e o crescimento das plantas. Também se pode trabalhar com noções matemáticas, noções de perto e longe, junto às histórias.

As histórias são uma das primeiras manifestações criativas do ser humano, surgindo desde as mais primitivas formas de linguagem, e continuam essenciais para o desenvolvimento das conexões cerebrais que permitem a comunicação e para a transmissão de conhecimentos sociais. Usadas como ferramentas pelos professores, permitem o desenvolvimento de dezenas de habilidades fundamentais para a escola e a vida.

Deixe um comentário