Sua escola não tem quadra coberta e hoje está chovendo… o que fazer? Sabemos que as aulas de educação física são um dos momentos mais esperados pelas crianças durante a semana e mantê-los em uma sala de aula devido à chuva, além de ser frustrante para os pequenos, pode ser um verdadeiro desafio para os professores.
Mas, saiba que, quando a quadra está molhada ou o espaço externo não está disponível, com um pouco de criatividade, a sala de aula pode se tornar um ótimo ambiente para manter os alunos ativos e engajados! O segredo é adaptar as atividades para um espaço menor, focando em movimento, coordenação e interação.
Não sabe por onde começar? Sem problemas! No artigo de hoje, vamos trazer dicas de atividades de Educação Física que podem ser feitas dentro da sala de aula. Claro que levamos em consideração questões muito importantes, como espaço, materiais e, principalmente, a segurança das crianças.
Alongamento e consciência corporal
Um dos principais problemas da aula de Educação Física em sala é a falta de espaço. Porém, ainda assim, é possível contornar esse ambiente trabalhando atividades que promovem tanto a flexibilidade, quanto a percepção do próprio corpo. E, para começar bem, o que você acha um alongamento dirigido? Para fazer isso, peça aos alunos para se sentarem ou ficarem em pé ao lado de suas carteiras e guie-os por uma série de alongamentos para braços, pernas, pescoço e tronco. Para variar, inclua alongamentos que eles podem fazer sentados.
Se quiser dar uma incrementada nos alongamentos, você também pode explorar posturas simples de Yoga ou exercícios de pilates! Ambos podem ser feitos no local, focando na respiração, equilíbrio e fortalecimento muscular. Se você não conhece nenhuma postura de Yoga, saiba que é possível encontrar vídeos curtos e seguros em canais como TikTok ou YouTube com tutorias para iniciantes.
Aliás, se você achou essa dica interessante, saiba que, recentemente, publicamos um artigo sobre o Tai Chi Chuan: uma arte marcial chinesa interna e sem impactos que também pode ser trabalhada facilmente em sala de aula. Para acessá-la, basta clicar no link abaixo:
Jogos de Coordenação e Reação
Depois do aquecimento, que tal uma atividade para estimular o espírito competitivo das crianças? Jogos de coordenação e reação são uma boa pedida para elaborar atividades de educação física em sala de aula que mantenham seus alunos entretidos e engajados.
Uma brincadeira deste tipo que todos de mais idade conhecem é o clássico “Vivo ou Morto”. Sua simplicidade e a necessidade de atenção e agilidade tornam o jogo divertido e eficaz para trabalhar diversos aspectos do desenvolvimento motor e cognitivo.
Para quem não conhece, o “Vivo ou Morto” é simples: uma pessoa é designada como o “líder” (geralmente o professor ou um aluno escolhido), e os demais são os “jogadores”. O líder comanda os jogadores, que devem se posicionar conforme as ordens:
- “Vivo!”: Todos os jogadores devem levantar-se e ficar de pé.
- “Morto!”: Todos os jogadores devem agachar-se rapidamente.
O objetivo é executar a ordem correta o mais rápido possível. Quem errar a posição (ficar em pé quando deveria agachar, ou vice-versa) ou demorar demais para reagir é eliminado do jogo.
Atividades lúdicas e de socialização
Para finalizar a aula, você pode apostar em atividades que promovem a interação e a diversão sem exigir muito movimento. Mas, como? Uma brincadeira clássica que pode ser realizada dentro de sala é a “Caça ao Tesouro”: O professor pode descrever um objeto no ambiente e os alunos devem adivinhar o que é. Também é possível esconder um objeto pequeno e dar dicas verbais para que as crianças o encontrem visualmente.
Em classes mais avançadas, você também pode fazer um Quiz sobre Educação Física, abordando temas sobre esportes, saúde e outras curiosidades relacionadas à matéria. Para dar ainda mais emoção, divida a turma em grupos e dê pontos para a equipe em cada resposta certa – essa é uma ótima oportunidade para estimular também o espírito de equipe entre os seus alunos.
Dicas de ouro para aulas de Educação Física em sala de aula
Como falamos no início do artigo, as aulas de Educação Física são especiais e muito aguardadas pelas crianças durante a semana. Este é o momento onde elas podem “descarregar” sua energia e interagir com os amigos em um ambiente ao ar livre. Por isso, é importante que você se esforce ao máximo para oferecer uma aula que supere a frustração das crianças em não poderem sair da sala.
Uma das alternativas para criar um ambiente mais animado que faça a criança se desconectar da sala de aula é apostar em músicas – em um volume razoável, para não dispersar a turma ou atrapalhar o professor ao lado. Além disso, esteja pronto para adaptar as atividades conforme a resposta dos alunos e o espaço disponível. Lembre-se que as crianças ficam entediadas facilmente. Assim, intercale a aula com duas ou três propostas de atividades para manter o interesse dos alunos e garantir que ela continue sendo a mais aguardada por todos.