Você já sabe que o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é em parte composto pelos resultados do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), e que esses resultados são importantes para a avaliação das escolas. Sabe também que desde 2021 todos os alunos do ano testado devem participar da avaliação.
No Ensino Fundamental, continuam a ser aplicados testes de linguagens e matemática para os 2º, 5º e 9º anos e testes de ciências humanas e de ciências da natureza para o 9º ano, sempre alinhados à BNCC e avaliando o conteúdo do ano anterior. No caso do Ensino Médio, a 1ª série do Ensino Médio começou a ser avaliada em 2021, a 2ª série em 2022 e, a partir deste ano, todas as séries do Ensino Médio serão avaliadas, o que estabelece o “Enem Seriado”.
Isso significa que a partir deste ano os estudantes que fizeram o Saeb no 1º, 2º e 3º anos já poderão usar suas notas nessas provas para ingressar nas universidades públicas. Segundo a portaria no. 458 do Ministério da Educação, os resultados do SAEB serão “mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior, especialmente a ofertada pelas instituições federais de educação superior”.
A importância de preparar os alunos para o SAEB
Como educadores, entendemos a utilidade do Saeb para compreender o percurso dos alunos ao longo da trajetória escolar. No entanto, também há a necessidade de obter uma boa posição da escola nessa avaliação, e nesse sentido dependemos das notas dos estudantes na prova. Se, por um lado, sua escola procura garantir isso com um bom ensino, por outro, os alunos vão encontrar no Saeb uma prova muito diferente do que as que estão acostumados a fazer. Para isso, surge a necessidade de preparar os estudantes para essa avaliação.
Trabalhe a conscientização dos alunos
O primeiro passo para isso é conscientizá-los com antecedência da importância dessa prova. É fundamental que eles compreendam que, embora a prova não interfira na média escolar individual, ela serve como parâmetro para a elaboração, reavaliação e monitoramento de políticas públicas na educação brasileira, além de indicar necessidades de melhoria do estudante nas séries seguintes e balizar o planejamento de professores e escolas.
Faça simulados
A partir daí, para que o estudante esteja realmente preparado para realizar o SAEB, é importante que a escola faça simulados para o estudante adaptar-se não somente aos conteúdos mas também ao tipo de prova e seu preenchimento, tanto para as séries em que a prova é impressa quanto para aquelas que fazem a prova digitalmente.
Trabalhe pontos-chave
Vale lembrar que, assim como acontece no Enem, dois pontos fundamentais na prova do Saeb são a interpretação de textos e a solução de problemas. Essas habilidades devem ser trabalhadas desde cedo e durante todo o ano letivo, utilizando metodologias que permitam o envolvimento real do estudante com cada matéria, de modo que o conhecimento se mantenha para além do ano letivo em que é ensinado.