As experiências vividas pelas crianças impactam diretamente em seu desenvolvimento e, mesmo que a criança ainda não saiba ler, é extremamente importante despertar o interesse pela leitura.
O ato de ler, por si só, estimula o cérebro, contribuindo no desenvolvimento das funções executivas e cognitivas que auxiliam em habilidades como: memória, planejamento, resolução de problemas, adaptação social e regulação emocional. Ou seja, é fundamental possibilitar à criança entrar em contato com os livros desde cedo.
A criança pequena precisa brincar, manusear, tocar o livro e quando esse estímulo acontece, especialmente na fase entre os 3 aos 6 anos, isso vai contribuir para o seu neurodesenvolvimento a longo prazo, até a adolescência e a vida adulta. Os benefícios da leitura estendem-se por toda a vida. Veja a seguir algumas dicas para estimular a leitura.
DICA 1: Conte histórias de maneira lúdica
Em especial para as crianças pequenas, é muito importante despertar nelas o interesse por histórias de forma geral. Nesse caso, é possível contar ou reproduzir uma história de um livro utilizando brinquedos e outros objetos concretos, para que a criança se envolva no contexto das histórias.
DICA 2: Mostre que a leitura é um hábito prazeroso
Ajude a criança a descobrir suas preferências de leitura e ofereça acesso a diferentes tipos de livros com textos mais simples ou mais complexos, com muitas ou poucas ilustrações, feitos de diferentes materiais etc. Uma boa dica é criar momentos de leitura de histórias em família, com todos participando desse momento de afeto. O mero fato de os pais ou responsáveis lerem já é um estímulo à leitura para os pequenos.
DICA 3: Deixe os livros com fácil acesso em casa
Para incentivar o hábito da leitura é importante que as crianças tenham fácil acesso a seus livros. Crie um cantinho da leitura em casa, com uma estante baixa, caixa ou baú que contenha os livros e gibis favoritos da criança, para que ela possa explorar essa oportunidade sempre que quiser. Também é importante oferecer livros que combinem com os interesses da criança naquele momento de vida, como dinossauros, esportes, arte etc.
DICA 4: Promova atividades que envolvam a leitura
A leitura deve ser estimulada para além dos livros. Envolva a criança, por exemplo, em uma atividade de culinária na qual ela precisará ler a receita para fazer seu bolo ou doce favorito. Também deve ser incentivada a leitura de regras de um jogo ou até mesmo a letra de uma música de que a criança goste. A busca de informações na internet também é um exercício importante de leitura.
DICA 5: Quadrinhos também são leitura
Não se deixe influenciar por ideias antigas de que a leitura de histórias em quadrinhos atrapalha o gosto pela leitura. Pelo contrário, as HQs são uma linguagem mista em que o texto e as imagens se somam para a compreensão das histórias de modo que outras formas não conseguem, e auxiliam no desenvolvimento da percepção da criança.
DICA 6: Incentive a troca de livros e quadrinhos como os colegas
A apreciação dos pares tem grande influência nas escolhas das crianças e adolescentes. Ter a oportunidade de discutir com amigos e colegas sobre seus livros favoritos e trocar com eles é também um grande estímulo ao uso da leitura como passatempo.
Em suma, o contato com livros ajuda as crianças a valorizá-los e considerá-los uma experiência instigante e até mais absorvente do que os games e vídeos. A leitura ajuda as crianças a criar, com a imaginação, mundos novos e mais encantadores que os que chegam prontos pelas mídias digitais. Cabe aos pais e responsáveis e à escola mostrar que os livros são as portas para esses mundos.