As atividades lúdicas vão muito além de brincadeiras, elas podem ter um papel importante no aprendizado das crianças.

Os primeiros anos de uma criança na escola são muito importantes, esta fase é marcada por diversas transformações e o seu desenvolvimento cognitivo, intelectual e social, além disso é na fase da educação infantil que a criança consegue aprender de maneira rápida, por isso, é importante manter o incentivo ao aprendizado.

Durante a educação infantil, as crianças precisam estar em contato com experiências que lhes ajudem em seu processo de desenvolvimento, priorizando atividades lúdicas que aguce os cinco sentidos, que façam-nas conhecer as diferentes cores, texturas, formas, identifique sons e imagens, para que consigam fazer associações.

As atividades lúdicas vão muito além de brincadeiras, elas podem ter um papel importante no aprendizado das crianças. Utilizando brincadeiras e jogos como estratégia pedagógica na educação infantil, faz aumentar o interesse e a concentração das crianças em sala de aula durante seu processo de ensino-aprendizagem, pois estarão em contato com algo que já conhecem e possuem intimidade, crianças estão a brincar o tempo todo, o que torna o aprendizado mais prazeroso e menos complicado.

Além de transformar o aprendizado, atividades lúdicas proporcionam diversas possibilidades, onde as crianças podem aprender sobre diversos assuntos de maneiras diferentes e ainda proporciona interação com os demais colegas de classe.

O lúdico está presente em brincadeiras, jogos, músicas e o professor pode utilizar e explorar os diferentes recursos para ensinar seus alunos. 

Inserir atividades lúdicas na educação infantil auxiliam no desenvolvimento cognitivo e intelectual das crianças, potencializando habilidades e competências como, criatividade, coordenação motora, raciocínio lógico, facilidade com os números, conhecimento das diferentes linguagens, interesse pela leitura, memorização, além disso, ajuda no desenvolvimento de aspectos sociais, ensinando a importância do coletivo e de se trabalhar em equipe, comunicação, limites e discernimento de espaço, consciência sobre si mesmo e sobre o outro e empatia. 

O professor pode buscar diversas atividades como:

  • Artes com pinturas e desenhos, possibilitam que as crianças explorem os diferentes materiais, para desenhar, pintar e rabiscar. É uma ótima atividade para a coordenação motora.
  • A leitura estimula as atividades cerebrais, a memorização e o raciocínio, além de criar familiaridade com as palavras, dessa forma, as crianças conseguem fazer associações no dia a dia. O professor pode inserir livros de acordo com a faixa etária de seus alunos no auxílio da alfabetização. 
  •  Jogos e brincadeiras pedagógicas como, quebra-cabeça, jogos de tabuleiro, jogos matemáticos,gincanas, auxiliam no desenvolvimento intelectual e social das crianças, além de deixar o aprendizado mais leve, prazeroso e dinâmico. 
  • Modelar massinha também é uma ótima atividade para aguçar a criatividade e a imaginação.

Com a ajuda de um plano de aula, uma grade curricular adaptada e espaço na escola, o professor tem a possibilidade de aplicar atividades lúdicas para seus alunos em sala de aula até mesmo aulas ao ar livre. 

Em seus primeiros anos de vida, as crianças têm a necessidade de se desenvolverem, as atividades lúdicas proporcionam esse desenvolvimento, pois com esse tipo de estratégia pedagógica, tem como explorar infinitas possibilidades. Com o lúdico, consegue-se envolver situações cotidianas, deixar as disciplinas mais fáceis para o entendimento e ainda possibilita a evolução de diferentes aspectos cognitivos, sociais e intelectuais.

É importante que o professor conheça as diferentes maneiras de se ensinar de maneira lúdica e buscar aperfeiçoamento e adaptação quando necessário, além disso, a escola precisa apoiar essas práticas para que o professor consiga executar um plano de aula lúdico.

As atividades lúdicas proporcionam momentos de descontração e aprendizado, aprender brincando é a melhor maneira de absorver o conhecimento para as crianças de educação infantil, pois esse tipo de contato com o aprendizado fará com que cada vez mais elas se interessem pelo saber e busquem maneiras diferentes de aprender.

Referências Bibliográficas

Brasil Escola

Luma Ensino

Revista Educação Pública

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