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Desde a pandemia do Covid-19, as escolas brasileiras têm passado por um longo processo de desconstrução de conceitos e preconceitos sobre educação, estilos e ferramentas de aprendizagem para estudantes que estão cada vez mais imersos no mundo digital.

Nesse sentido, deparamo-nos com desafios e obstáculos que são enfrentados pelas escolas públicas, o que demanda um olhar para a comunidade escolar e os municípios em sua totalidade para alcançar bons índices de aprendizagem.

Há grandes oportunidades a serem exploradas nos próximos anos e, nesse sentido, podemos ver que a preocupação em trazer boas ferramentas digitais para o ambiente escolar está alinhada com as tendências globais do mercado educacional. É urgente o investimento em tecnologia para engajar os alunos nos conteúdos por meio de jogos e outras atividades lúdicas que despertam o interesse dos estudantes, tornando o aprendizado mais atrativo e efetivo.

No entanto, ainda enfrentamos desafios significativos na realidade educacional de muitos municípios, por exemplo:

Infraestrutura precária e recursos limitados

Muitas escolas públicas ainda não possuem infraestrutura adequada e recursos suficientes para implementar efetivamente tecnologias educacionais. A falta de acesso à internet de qualidade e dispositivos digitais também acaba limitando o potencial de uso dessas ferramentas.

Desigualdade digital

A dificuldade de acesso à tecnologia entre os alunos agrava as desigualdades educacionais. É muito importante garantir que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades, fornecendo os mesmos dispositivos e recursos digitais para todos. Assim, ninguém fica sem as ferramentas necessárias para aprender e se desenvolver.

Formação docente e valorização profissional

A formação contínua dos professores é essencial para aprimorar as práticas pedagógicas e acompanhar as demandas de um mundo em constante mudança. No entanto, a falta de investimento em programas de capacitação e a desvalorização da carreira docente tornam desafiador atrair e reter profissionais qualificados.

Tecnologia e educação digital

A pandemia evidenciou a importância da tecnologia na educação, mas também destacou as disparidades de acesso digital entre os alunos. A digitalização do ensino requer políticas públicas eficazes que garantam a democratização do acesso à internet e a dispositivos tecnológicos, bem como a capacitação dos professores para o uso pedagógico dessas ferramentas.

Currículo e práticas pedagógicas

O currículo escolar e as práticas pedagógicas precisam ser revistos para atender às demandas de uma sociedade em constante evolução. É fundamental promover uma educação mais inclusiva, que valorize a diversidade cultural, étnico-racial, de gênero e de habilidades, preparando os alunos para enfrentar os desafios do século XXI.

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Considerações finais

Em 2024, a educação brasileira continuará correndo atrás do tempo perdido, enfrentando ainda desafios que variam de acordo com o contexto educacional e realidade de cada município.

Isso nos mostra que de escola em escola é que se constrói a educação de qualidade e enfrentar esses desafios exige um esforço conjunto de governos, gestores escolares, professores, famílias e comunidades. É preciso priorizar investimentos na educação pública, promover políticas educacionais inclusivas e garantir o acesso igualitário a uma educação de qualidade para todos os brasileiros.

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