A relação família-escola, garante que a criança seja acompanhada mais de perto, auxiliando em seu progresso no tratamento.
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), é diagnosticado principalmente em crianças, durante o período escolar, que é o lugar em que os sintomas se mostram mais presentes. Porém, o comportamento de quem tem TDAH, é notado em diferentes lugares além da escola, é importante que a família e professores da criança estejam atentos aos sintomas em cada ocasião e lugar.
O TDAH pode ser bem complexo, pois ele apresenta diferentes comportamentos, que muitas vezes confundem a família ou até professores, que acham que o transtorno é somente quando a criança tem um comportamento hiperativo e impulsivo, porém, em alguns casos, ele pode se combinar com momentos de introspecção.
Sintomas como falta de atenção, dificuldade em manter o foco, se distrai facilmente, muitas vezes parece não ouvir quando é chamado, dificuldades em executar tarefas do dia a dia, comportamento impulsivo, hiperativo, às vezes apresenta um comportamento agressivo diante de situações de frustração, dificuldade em se manter parado em um mesmo lugar, está sempre correndo, subindo nas coisas. O TDAH pode se apresentar apenas com os sintomas do Déficit de Atenção, como também somente com os sintomas da Hiperatividade ou os dois tipos combinados.
As crianças com TDAH acabam sendo prejudicadas em seu desenvolvimento escolar, fazendo com que a criança não consiga acompanhar as aulas no mesmo nível dos outros colegas de classe e afetando em suas notas.
Após o diagnóstico clínico, o tratamento é fundamental para que a criança consiga ter uma vida normal e sadia. O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos, psicólogos e os professores e é importante que todos eles estejam alinhados em relação ao tratamento.
O professor terá o papel de garantir o progresso no desenvolvimento educacional da criança, adotando estratégias pedagógicas. Além dessas estratégias, é necessário que o professor possa contar com a família do seu aluno, uma boa relação família-escola é de extrema importância. O envolvimento da família com a escola, traz bons resultados pois, a criança terá apoio em casa e em sala de aula.
A relação família-escola, garante que a criança seja acompanhada mais de perto, auxiliando em seu progresso no tratamento, podendo haver uma troca de informações em que os pais informem sobre a rotina da criança em casa, quais são os medicamentos necessários e seus horários, a escola por sua vez, também pode compartilhar o desempenho do aluno em sala de aula, como ele está se comportando e até mesmo como é a reação dos medicamentos, para que seja possível a realização de análises mais assertivas e verificar a necessidades de dosagens diferentes ou outros tipos de estratégias e/ou intervenções.
A colaboração da família com a escola no desenvolvimento escolar da criança, desempenha um papel importante na sua evolução, pois assim, haverá uma comunicação constante entre ambas as partes, favorecendo no conhecimento de todas as necessidades e particularidades da criança, diminuindo as barreiras que ela tenha por conta do transtorno.
Em seu artigo para a Revista Educação Pública, sobre “O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade na escola: uma revisão de literatura”, Fernando Xavier Silva mostra que as crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental, têm um desempenho positivo quando há colaboração entre família-escola e a participação em atividades de aprendizagem por parte dos pais.
A escola que abre espaço para se comunicar com a família do aluno e essa família estando interessada no desenvolvimento educacional da criança, faz com que as suas necessidades sejam atendidas, evitando o desamparo e fortalecendo seu rendimento escolar, pois a motivação virá de todos os envolvidos em sua educação. Além disso, a escola consegue entender melhor, convivendo com a realidade dos alunos com TDAH, auxiliando na preparação dos professores e investimentos na implementação de melhorias para uma educação inclusiva.
A presença ativa da família no desenvolvimento educacional da criança com TDAH, permite com que esses pais possam participar de mudanças positivas na rotina escolar, podendo ter papel importante em reuniões, com voz ativa contribuindo com ideias e soluções.
Crianças com TDAH, mesmo apresentando mais dificuldades em relação às outras em sala de aula, são inteligentes e possuem competência para evoluir, porém, como o transtorno afeta em seu rendimento escolar, é necessário o tratamento, juntamente com uma boa relação família-escola, para reverter os danos e que haja progresso em seu desenvolvimento educacional.
Referências Bibliográficas