recomposição

Por Cris Leite

A recomposição da aprendizagem se refere ao conjunto de ações necessárias para enfrentar os impactos e as defasagens provocados pela pandemia da Covid 19. Os estudantes passaram por aproximadamente dois anos em aulas remotas, alguns com aulas online e outros que talvez não tiveram acesso a nenhum meio de conhecimento.

Inclusive, é consenso que a pandemia não apenas revelou déficits de aprendizagem na Educação básica, como reforçou as diferenças entre raças, classes sociais e gêneros nesse contexto. No entanto, os momentos mais críticos também apresentaram novas perspectivas para educadores, desafiando-os a conhecer formas alternativas de ensino.

O que avaliar para essa recomposição?

Então faz-se necessário reverberar alguns pontos e alinhar a prática pedagógica com uma aprendizagem que vá de encontro às necessidades das crianças. Como por exemplo: Como estava a situação desses estudantes? Já estavam vindo com dificuldades antes da pandemia? A escola hoje quer esses estudantes na instituição? O que estamos fazendo para que os estudantes queiram ficar na escola e queiram aprender?

É também preciso discorrer um elo entre: acolhimento, priorização curricular, avaliação diagnóstica e contínua, adaptações das práticas pedagógicas para incluir estratégias diferenciadas, formação de professores, acesso a materiais didáticos adequados e adaptação do tempo de instrução, para que os alunos tenham tempo de reconhecer, ou retomar habilidades do ano anterior, àquela da sua turma.

recomposição

Considerações finais

Assim é preciso entender, para evitar ainda mais retrocessos na Educação, a assimetria entre: recomposição, reforço e recuperação da aprendizagem. Tendo o conhecimento exato dessa diferenciação facilitará na atuação do docente à sua prática pedagógica.

Para que a recomposição da aprendizagem aconteça de forma dinâmica e eficaz é quantioso partir de uma priorização curricular com foco em habilidades estruturantes, seguindo três passos alentados, sendo eles: avaliação, agrupamento e habilidades fundamentais, perpetrando uma ação denominada de “Estação da Aprendizagem”.

Assim com a Estação da Aprendizagem as crianças avançam, pois aqui o professor sabe exatamente o que fazer e como fazer para que ela avance, quais lacunas precisam ser preenchidas, para que elas se apropriem de novos conhecimentos, e tenha seu direito de aprendizagem garantido.

 

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