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Quando falamos em nivelamento escolar, é fundamental adotar estratégias inclusivas que atendam às necessidades de todos os alunos que tenham ou não alguma deficiência.

Por essa razão, a educação inclusiva, conforme previsto na Política Nacional de Educação Especial, é essencial para que isso aconteça e engloba práticas pedagógicas que promovem um ambiente escolar inclusivo, superando qualquer forma de discriminação.

Formas de trabalhar o nivelamento dos alunos

A escola precisa reconhecer os desafios existentes para alunos com necessidades educacionais específicas e desenvolver estratégias pedagógicas que promovam a inclusão. Isso não apenas transforma a estrutura e a cultura da escola, mas também promove o respeito à diversidade, contribuindo para uma sociedade mais justa e emocionalmente saudável.

Quando falamos em nivelamento escolar, é importante adotar estratégias inclusivas que atendam às necessidades de todos os alunos, garantindo que todos tenham oportunidades iguais de aprendizado. Aqui estão quatro abordagens que podem ser eficazes:

Criação de um Plano de Educação Individualizado (PEI)

O PEI não é apenas para estudantes com deficiência, mas também para aqueles com transtornos de aprendizagem, como dislexia e TDAH.

Ele orienta os professores a lidar com alunos que têm necessidades educacionais específicas, valorizando a individualidade de cada um, e ainda considera as peculiaridades de desenvolvimento do aluno, adaptando o currículo conforme suas necessidades, desafios e estilo de aprendizagem, além de estabelecer objetivos e metas para orientar o ensino.

Diferenciação de ensino

Consiste em adaptar o ensino de acordo com as necessidades individuais dos alunos, oferecendo atividades e materiais diferenciados que atendam aos diferentes níveis de habilidade e aprendizado, por exemplo a utilização de metodologias ativas em sala de aula e a aprendizagem por projetos.

Intervenções personalizadas

Envolve a criação de planos de intervenção específicos para os alunos que estão abaixo do nível de aprendizado esperado. Isso inclui fornecer suporte adicional, AEE no contraturno escolar, tutoria ou programas de recuperação para ajudá-los a alcançar sucesso acadêmico.

Acompanhamento e monitoramento contínuos

Manter um acompanhamento regular do progresso dos alunos ao longo do ano, realizando avaliações periódicas e ajustando as estratégias de ensino conforme necessário para garantir que todos os alunos estejam progredindo.

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Considerações finais

Nesse sentido, o Sistema Etapa Público, com o apoio de seus consultores especialistas em educação, auxilia os municípios parceiros com sugestões metodológicas, capacitação da equipe pedagógica em inclusão e planejamento das matérias. Além disso, os instrumentos de avaliação do Etapa Público permitem à escola identificar as necessidades individuais dos alunos e montar planos de ação eficazes.

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