crianças

O período de férias escolares é muito esperado pelas crianças, mas nem sempre os pais conseguem acompanhar os filhos nas semanas do recesso. Se a família não vai viajar ou quer passar um dia especial com as crianças, a saída é preparar brincadeiras que possam ser feitas em casa.

O simples ato de brincar junto com os filhos é uma oportunidade para as famílias estabelecerem uma conexão emocional significativa. Isso contribui para que as crianças se sintam amadas e seguras e, além disso, o envolvimento ativo dos pais nas atividades de brincadeira também aumenta a autoestima das crianças, pois elas se sentem apreciadas e valorizadas.

Existem várias opções de brincadeiras divertidas e educativas que proporcionam às crianças uma experiência inesquecível e que podem ser feitas sem sair de casa. Vamos conhecê-las?

1 – Cozinhar em família

Além de desenvolver habilidades culinárias, é um aprendizado de vida. Essa atividade vai aumentar a conexão entre a família e também é uma ótima maneira de aprender sobre alimentos e a importância de evitar o desperdício.

Para iniciar, comece com receitas simples, como bolos, biscoitos, pizza e saladas de frutas. Aproveite para ensinar sobre segurança na cozinha e o manuseio do fogão e de objetos culinários.

2 – Limpeza de brinquedos

Transforme a limpeza de brinquedos antigos em uma brincadeira divertida e envolvente para toda a família. Aproveite para dar um banho nos bichos de pelúcia, bonecas e carrinhos.

Esse momento ainda pode ser usado para que a criança separe os brinquedos que não usa mais para serem doados, incentivando a responsabilidade e a organização.

3 – Estimule a criatividade

As crianças são naturalmente criativas, sempre em busca de brincadeiras e atividades diferentes. Então, deixe à disposição lápis, tintas coloridas, materiais recicláveis, cola e tesoura e promova um dia de atividades artísticas como pintura, escultura, dobradura e colagem. Ao final da atividade, aproveite para escolherem juntos os desenhos e obras de arte que podem ser expostos em um mural familiar.

4 – Adivinhe a mímica

Nessa brincadeira, um participante representa algo ou alguém por meio de gestos e ações, sem utilizar palavras, enquanto os outros tentam adivinhar o que está sendo representado. Essa atividade estimula a criatividade e é ideal para envolver pessoas de todas as idades. É possível diversificar a diversão classificando as sessões em categorias, como personagens, objetos, animais e outras opções, aumentando ainda mais a diversão!

5 – Acampamento ou piquenique em casa

Montar um acampamento caseiro ou planejar um piquenique dentro de casa é uma ótima maneira de promover a colaboração entre todos os envolvidos para alcançar um resultado incrível. Para simplificar o processo, é recomendável distribuir as tarefas entre os participantes, destacando como as ações individuais se somam para criar uma experiência coletiva gratificante. Isso não apenas estimula a imaginação, mas também incentiva a colaboração e a solução criativa de problemas.

crianças

Conclusão: atividades com as crianças

É claro que existem muitas outras atividades e programas culturais que podem ser feitos em família. Além disso, durante as férias as crianças podem interagir com amigos e colegas em ambientes mais informais, aprendendo a dialogar, compartilhar e fazer novas amizades.

Vale dizer que essas atividades são uma alternativa para que as crianças se divirtam e aprendam de maneira leve e descontraída longe das telas e eletrônicos e representam uma forma saudável e divertida de passar momentos em família.

Deixe um comentário