O objetivo da gestão escolar é a coordenação das habilidades, talentos e competência da educação, para melhorar o ensino.
Gestão escolar é um conjunto de estratégias de gerenciamento da instituição de ensino, que envolve os setores pedagógicos, administrativos, financeiros, recursos humanos e comunicação.
O objetivo da gestão escolar é a coordenação das habilidades, talentos e competência da educação, para melhorar o ensino. Dessa maneira, uma boa gestão escolar garante um melhor desempenho da instituição e ensino de qualidade aos alunos.
É importante salientar que gestão escolar é diferente de administração escolar. A administração está relacionada com o controle, organização e planejamento dos recursos escolares. Já a gestão escolar engloba o relacionamento entre as pessoas e o gerenciamento de todos os processos da instituição para otimizar a rotina escolar e garantir bons resultados, ou seja, é um trabalho mais estratégico.
Papel do gestor escolar:
O papel do gestor escolar é de gerenciar a escola, é função dele gerir e supervisionar cada setor da instituição, com a finalidade de otimizar todos os processos que envolvam esses setores. O gestor acompanha o trabalho da equipe escolar e o desempenho dos alunos, implementa projetos pedagógicos para que a escola tenha um ensino de qualidade, além de elaborar metas e objetivos e garantir que sejam conquistados.
O gestor escolar precisa liderar, coordenar, envolver a família com o processo de ensino aprendizagem dos alunos, ajudar na elaboração e cumprimento do calendário escolar, garantir um ensino de qualidade e a capacitação continuada da equipe escolar.
Como desenvolver a gestão escolar?
A gestão escolar dependerá da definição dos objetivos da instituição de ensino, para que se possa elaborar estratégias. Existem três modelos principais de gestão: Gestão escolar democrática ou participativa, gestão com decisões e ações compartilhadas e gestão burocrática e de administração centralizada.
- Gestão escolar democrática ou participativa:
Se baseia na participação coletiva, envolvendo os pais, alunos, professores, coordenação, direção, secretaria e todos os funcionários que participam da administração da escola.
O envolvimento de todas essas pessoas se aplica nas questões pedagógicas, burocráticas, planejamentos, recursos financeiros, ou seja, em todas as tomadas de decisão da escola.
Para uma boa gestão democrática, é preciso elaborar o Plano Político Pedagógico (PPP) em que todos estejam envolvidos. É importante que sempre haja discussões para que cada um possa apontar suas ideias. O diálogo é fundamental, assim todos os envolvidos participam e ajudam nas tomadas de decisões, e todas elas precisam ter o conhecimento coletivo. O gestor precisa garantir a participação de todos e envolver os colaboradores em projetos educativos.
O planejamento deve ser bem estruturado e contar com: Conselho educacional, associação de pais e mestres, grêmio dos estudantes, reuniões de pais e assembleia escolar.
Essa relação deve contar com bastante união e engajamento, para que os processos aconteçam de maneira construtiva.
- Gestão com decisões e ações compartilhadas:
Se baseia na participação de todos os integrantes da escola, como professores, coordenadores e alunos, em vez de todas as decisões ficarem a cargo da direção, possibilitando que o diretor foque em questões estratégicas.
Nesse modelo de gestão, o diálogo também é fundamental e todos os envolvidos devem marcar reuniões periódicas para o debate de ideias e questões, para identificação de problemas e suas resoluções.
- Gestão de administração centralizada:
Todas as tomadas de decisões e burocracias são centralizadas na direção da escola. É o diretor que supervisiona os processos e é sua responsabilidade atribuir funções e tarefas para os colaboradores que julgar qualificados para determinada função.
Como melhorar a gestão escolar:
Para otimizar os processos de gestão escolar, é importante que haja um planejamento pedagógico. A escola também pode contar com o uso da tecnologia, como aplicativos, para auxiliar na organização das rotinas escolares.
Esse planejamento pedagógico deve conter alguns aspectos, cujo são:
- Avaliação do setor educacional;
- Avaliação do momento atual da escola;
- Metodologia de ensino;
- Plano financeiro;
- Objetivos e metas do Plano Político Pedagógico (PPP);
- Calendário escolar;
- Grade curricular;
- Avaliações regulares;
- Atas para reuniões.
Para a escolha da melhor gestão escolar e que atenda às necessidades da instituição e cause bons resultados, a escola deve ter os objetivos claramente traçados e um conhecimento amplo de cada setor, assim será possível adotar estratégias eficazes para a solução dos problemas e, cada vez mais, melhorar o desempenho da escola, oferecer um ensino de qualidade aos alunos e manter uma boa relação com a equipe escolar, com os pais e responsáveis.