O objetivo da gestão escolar é a coordenação das habilidades, talentos e competência da educação, para melhorar o ensino.

Gestão escolar é um conjunto de estratégiasGestão escolar é um conjunto de estratégias de gerenciamento da instituição de ensino, que envolve os setores pedagógicos, administrativos, financeiros, recursos humanos e comunicação.

O objetivo da gestão escolar é a coordenação das habilidades, talentos e competência da educação, para melhorar o ensino. Dessa maneira, uma boa gestão escolar garante um melhor desempenho da instituição e ensino de qualidade aos alunos.

É importante salientar que gestão escolar é diferente de administração escolar. A administração está relacionada com o controle, organização e planejamento dos recursos escolares. Já a gestão escolar engloba o relacionamento entre as pessoas e o gerenciamento de todos os processos da instituição para otimizar a rotina escolar e garantir bons resultados, ou seja, é um trabalho mais estratégico.

Papel do gestor escolar:

O papel do gestor escolar é de gerenciar a escola, é função dele gerir e supervisionar cada setor da instituição, com a finalidade de otimizar todos os processos que envolvam esses setores. O gestor acompanha o trabalho da equipe escolar e o desempenho dos alunos, implementa projetos pedagógicos para que a escola tenha um ensino de qualidade, além de elaborar metas e objetivos e garantir que sejam conquistados.

O gestor escolar precisa liderar, coordenar, envolver a família com o processo de ensino aprendizagem dos alunos, ajudar na elaboração e cumprimento do calendário escolar, garantir um ensino de qualidade e a capacitação continuada da equipe escolar.

Como desenvolver a gestão escolar?

A gestão escolar dependerá da definição dos objetivos da instituição de ensino, para que se possa elaborar estratégias. Existem três modelos principais de gestão: Gestão escolar democrática ou participativa, gestão com decisões e ações compartilhadas e gestão burocrática e de administração centralizada.

  • Gestão escolar democrática ou participativa:

Se baseia na participação coletiva, envolvendo os pais, alunos, professores, coordenação, direção, secretaria e todos os funcionários que participam da administração da escola.

envolvimento de todas essas pessoas se aplica nas questões pedagógicaO envolvimento de todas essas pessoas se aplica nas questões pedagógicas, burocráticas, planejamentos, recursos financeiros, ou seja, em todas as tomadas de decisão da escola.

Para uma boa gestão democrática, é preciso elaborar o Plano Político Pedagógico (PPP) em que todos estejam envolvidos. É importante que sempre haja discussões para que cada um possa apontar suas ideias. O diálogo é fundamental, assim todos os envolvidos participam e ajudam nas tomadas de decisões, e todas elas precisam ter o conhecimento coletivo. O gestor precisa garantir a participação de todos e envolver os colaboradores em projetos educativos.

O planejamento deve ser bem estruturado e contar com: Conselho educacional, associação de pais e mestres, grêmio dos estudantes, reuniões de pais e assembleia escolar.

Essa relação deve contar com bastante união e engajamento, para que os processos aconteçam de maneira construtiva.

  • Gestão com decisões e ações compartilhadas:

Se baseia na participação de todos os integrantes da escola, como professores, coordenadores e alunos, em vez de todas as decisões ficarem a cargo da direção, possibilitando que o diretor foque em questões estratégicas.

Nesse modelo de gestão, o diálogo também é fundamental e todos os envolvidos devem marcar reuniões periódicas para o debate de ideias e questões, para identificação de problemas e suas resoluções.

  • Gestão de administração centralizada:

Todas as tomadas de decisões e burocracias são centralizadas na direção da escola. É o diretor que supervisiona os processos e é sua responsabilidade atribuir funções e tarefas para os colaboradores que julgar qualificados para determinada função.

Como melhorar a gestão escolar:

é importante que haja um planejamento pedagógicoPara otimizar os processos de gestão escolar, é importante que haja um planejamento pedagógico. A escola também pode contar com o uso da tecnologia, como aplicativos, para auxiliar na organização das rotinas escolares.

Esse planejamento pedagógico deve conter alguns aspectos, cujo são:

  •       Avaliação do setor educacional;
  •       Avaliação do momento atual da escola;
  •       Metodologia de ensino;
  •       Plano financeiro;
  •       Objetivos e metas do Plano Político Pedagógico (PPP);
  •       Calendário escolar;
  •       Grade curricular;
  •       Avaliações regulares;
  •       Atas para reuniões.

escolha da melhor gestão escolarPara a escolha da melhor gestão escolar e que atenda às necessidades da instituição e cause bons resultados, a escola deve ter os objetivos claramente traçados e um conhecimento amplo de cada setor, assim será possível adotar estratégias eficazes para a solução dos problemas e, cada vez mais, melhorar o desempenho da escola, oferecer um ensino de qualidade aos alunos e manter uma boa relação com a equipe escolar, com os pais e responsáveis.

 

 

 

Referências Bibliográficas

Educador do Futuro
Horário
Jornada Edu
Jornada Edu