Com a rotina desregulada, os alunos têm dificuldade em se manterem concentrados na aula.

As férias são ótimas para descansar, dormir até um pouco mais tarde e ter mais tempo livre para o lazer. Depois do período de férias, os alunos retornam à rotina de aulas, mas muitas vezes eles demoram um pouco para voltar ao ritmo e nas primeiras semanas de aula, muitos deles ficam dispersos e sem foco em sala de aula.

Com a rotina desregulada, os alunos têm dificuldade em se manterem concentrados na aula e às vezes o professor pode não saber o que fazer para prender a atenção dos alunos e tornar aquelas primeiras semanas após as férias mais produtivas. 

Durante o fim das férias, o professor pode começar a se preparar para a volta às aulas, planejando os conteúdos e atividades que serão passadas e a melhor maneira de aplicá-los, para que os alunos consigam absorver o aprendizado.

Contudo, o professor também precisa saber como conduzirá a aula, pois todos os elementos, que vão desde o planejamento do conteúdo até a postura do professor em sala de aula, são importantes.

A seguir, traremos algumas dicas sobre foco em sala de aula, de como prender a atenção dos alunos após as férias.

Aula interativa: 

É importante que o professor sempre inove em suas aulas e retome os conteúdos de forma dinâmica, para garantir o engajamento e a atenção de seus alunos. Podem ser utilizados diversos recursos para auxiliar nas aulas. O professor pode trazer materiais de apoio diferentes, como o material dourado, ou algum jogo matemático, para aulas de matemática, dessa maneira, o aprendizado se torna concreto e os alunos participam ativamente. Também podem ser utilizados alguns recursos tecnológicos para aplicar e explicar o conteúdo. Além disso, para garantir ainda mais a interatividade e participação, o professor pode organizar as cadeiras em um círculo, assim todos conseguem ficar próximos.

Entonação da voz:

A atenção no tom de voz usado pelo professor em sala de aula é de extrema importância. Para que os alunos consigam entender e ter foco no que está sendo explicado, é importante que o professor mantenha um tom de voz que a sala toda consiga ouvir, nem muito baixo nem muito alto. 

Vocabulário acessível:

Para conseguir o foco e a atenção, é importante que o professor se mostre próximo de seus alunos, para que eles não tenham a visão de uma figura distante, pois dessa maneira, a relação entre aluno e professor pode ser prejudicada. Por isso, a utilização de um vocabulário acessível e de fácil entendimento, garante que todos os estudantes acompanhem o conteúdo sem grandes dificuldades.

Pausas:

Em certas aulas, alguns conteúdos podem ser cansativos, fazendo com que os alunos fiquem indispostos para pensar na resolução de alguma tarefa. Para evitar o cansaço e um esgotamento mental, o professor pode organizar pequenas pausas entre as atividades para que os alunos possam sair da sala beber água, ir ao banheiro e consigam relaxar mentalmente. 

Descontração:

O professor não precisa ficar sério o tempo todo durante a aula, é possível ter um ambiente leve e descontraído, para que os alunos não se sintam intimidados e dessa maneira, a atenção na aula será melhor. Além disso, caso surjam dúvidas sobre o conteúdo explicado, não haverá receio por parte dos alunos em perguntar e tirar suas dúvidas.

Participação dos alunos na aula:

O professor deve dar oportunidade para que todos os alunos participem das aulas, dando suas contribuições e tornando as aulas mais participativas. Se eles tiverem um perfil passivo, podem adquirir desinteresse pelas aulas e pelo conteúdo. Dessa maneira, o professor também consegue saber qual o nível de dificuldade de seus alunos, podendo verificar como melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Pois, os alunos costumam perder o foco e a atenção de conteúdos que não conseguem entender.

Movimento:

Se perceber algum aluno sonolento em sala de aula, o professor pode pedir para que todos se levantem das cadeiras e façam algum alongamento, ou que se movimentem ao redor da sala, para trazer disposição e aumentar o foco. 

Para conseguir prender a atenção dos alunos, principalmente após as férias, o professor precisa planejar suas aulas e sempre trazer novidades, deixando as aulas dinâmicas, apresentando desafios que os instiguem e novas maneiras de aprendizado. 

Há alguns métodos que auxiliam professores durante as aulas como por exemplo, as metodologias ativas, que podem se tornar aliadas para um bom ensino e aprendizagem, garantindo aulas mais engajadas e alunos mais interessados e focados.

Referências Bibliográficas

Colégio Mater Amabilis
Educamais

Deixe um comentário