O ambiente educacional é um local em que existe muita diversidade e o profissional de educação física é uma das pessoas capazes de promover a inclusão de todos.
Além das disciplinas teóricas que os alunos têm em sala de aula durante a educação básica, faz parte da grade curricular a educação física, aula que consiste na interação dos alunos, na prática de exercícios físicos e esportes ministrados por um profissional de educação física.
A BNCC tem um documento em que se encontram as diretrizes para as disciplinas aplicadas na escola e como cada uma deve ser estruturada, com orientações para que o professor consiga ministrar suas aulas, com diferentes competências que os alunos devem desenvolver e aprender durante todo o ensino básico. Este documento apresenta a disciplina de educação física e orienta que através das aulas, o professor promova um ambiente educacional inclusivo e que auxilie no desenvolvimento psicomotor dos alunos, com atividades colaborativas abordando a saúde, ética, questões sociais, respeito ao próximo.
O profissional de educação física possui um papel importante no ambiente educacional e contribui para o desenvolvimento social, físico e mental dos alunos. Esse profissional é responsável por organizar atividades coletivas com os alunos, estimulando a cooperação, interação, respeito, solidariedade e boa convivência.
Na educação física, os alunos têm contato com diferentes tipos de pessoas, pois algumas vezes, o profissional de educação física também pode organizar campeonatos de esportes para que os jovens e as crianças disputem com outras escolas, dessa forma esses alunos passam a conhecer e ter contato com outras realidades e pessoas, expandindo seu círculo social e até criando novas amizades.
O ambiente educacional é um local em que existe muita diversidade e o profissional de educação física é uma das pessoas capazes de promover a inclusão de todos. Além disso, é por meio do esporte e exercícios físicos que ele proporciona bem-estar físico e mental e auxilia no desenvolvimento de habilidades físicas e cognitivas dos alunos.
Na escola, o profissional de educação física tem a responsabilidade de incentivar aos alunos certas competências, como:
- Disciplina;
- Comprometimento;
- Responsabilidade;
- Afeição;
- Empenho;
- Comportamento ativo.
O profissional da educação física é peça importante para um bom desempenho em todas as áreas da vida dos alunos, de todos os níveis da educação básica, sejam crianças ou adolescentes, todos são beneficiados pelo trabalho desse profissional que colabora com:
- Atividades coletivas;
- Autoestima;
- Autoconfiança;
- Relacionamentos interpessoais;
- Interação;
- Convivência;
- Auxílio com restrições de mobilidade;
- Bem-estar;
- Compreensão de limites.
A presença da educação física na grade curricular escolar deve ser levada a sério, pois é uma disciplina que vai além de jogar bola na quadra, ou fazer alongamentos. Os esportes, exercícios físicos e atividades coletivas proporcionam saúde.
Os alunos têm a oportunidade de entrar em contato com modalidades de esportes diferentes e suas regras, aprendendo o que é certo e errado, como jogar e ainda despertam interesse por alguma atividade em específico, que pode beneficiar a vida da criança ou jovem, tudo isso, ministrado pelo profissional de educação física. Além disso, ele influencia uma vida mais ativa e saudável, com movimento e alimentação equilibrada.
A realização das aulas de educação física também traz um significado para a vida dos alunos, com as aulas, eles têm a possibilidade de se sentirem pertencentes a um grupo, de que estão inseridos na sociedade e essa consciência é de extrema importância para seu papel de cidadão.