alfabetização

O brincar está presente na vida das crianças desde sempre. Na fase de alfabetização, podemos fazer uso de brincadeiras e jogos como parte do aprendizado ativo.

O lúdico contribui por despertar o interesse das crianças na descoberta das palavras. Por exemplo, apresentar novas palavras por meio de uma brincadeira ou jogo é muito mais estimulante para as crianças do que apenas mostrar as letras em sequência – algo que ajuda no processo de alfabetização e letramento.

Podemos apresentar o alfabeto utilizando músicas, parlendas, trava-línguas e o que mais sua criatividade permitir e que vá contribuir de maneira significativa nesse processo. As brincadeiras faladas e cantadas são muito indicadas para o desenvolvimento da oralidade e aquisição de vocabulário.

Atividades para auxiliar no processo de alfabetização e letramento

Algumas sugestões de brincadeiras para a alfabetização e o letramento são:

Jogo da primeira letra

Crie um jogo onde as crianças têm que associar uma letra a uma imagem ou palavra que começa com essa letra. Por exemplo, mostre uma imagem de uma maçã e peça às crianças para encontrar a letra “M”.

Caça ao tesouro de palavras

Escreva algumas palavras em pedaços de papel e esconda-os pela sala. As crianças então têm que encontrar as palavras e lê-las em voz alta.

Bingo de letras

Faça cartões de bingo com letras em vez de números. As crianças então têm que identificar a letra quando é chamada.

Jogo da memória

Faça um jogo da memória com pares de cartões, cada um com uma letra do alfabeto. As crianças têm que combinar as letras corretamente.

Jogo de soletrar

Escreva palavras em um quadro ou papel e peça às crianças para soletrá-las em voz alta.

Atividades de escrita criativa

Peça às crianças para escreverem pequenas histórias ou poemas usando as letras ou palavras que estão aprendendo.

Palavras cruzadas

Crie palavras cruzadas simples com palavras e letras que as crianças estão aprendendo.

Jogo da sopa de letras

Crie uma sopa de letras (pode ser feita com cartões em um recipiente) com as letras do alfabeto e peça às crianças para encontrar palavras que começam com cada letra.

alfabetização

Considerações finais

Outras brincadeiras com a linguagem incluem telefone sem fio, telefone de lata e criar e repetir palavras relacionadas dentro de um mesmo tema. A criatividade é uma habilidade importante na resolução de problemas e durante as brincadeiras as crianças acabam, por si sós, criando soluções para os mais diferentes desafios.

Fazer listas de mercado, cantar uma música, escrever um cartão aos avós ou ajudar a seguir uma receita são exemplos que podem ser explorados para o aprendizado e o processo de alfabetização e letramento. As crianças, que buscam primeiro decifrar aquilo que está ao seu redor, criam intimidade com as palavras de forma mais natural e lúdica.

Deixe um comentário