As secretarias da educação também trabalham para a formação de líderes educativos. Elas oferecem as condições necessárias com cursos, treinamentos e capacitações para que esses profissionais possam ocupar cargos de liderança.
É função das secretarias da educação oferecer todo o suporte e apoio às escolas, ao se tratando de infraestrutura, precisam analisar todas as necessidades das instituições e traçar soluções, também são responsáveis pelo planejamento de melhorias nas condições de trabalho dos educadores e no processo de ensino-aprendizado.
Todo seu trabalho é baseado na vivência dos educadores, dos profissionais que convivem no dia a dia nas escolas. Para cada tomada de decisão ou planejamento de estratégias, são ouvidos toda a equipe pedagógica das escolas, os pais e os alunos, para que dessa maneira consigam traçar um melhor caminho na direção de boas soluções pedagógicas.
Toda a base das instituições de ensino vem das secretarias de educação, pois são elas que auxiliam nos inícios e retomadas de aula, fornecem os materiais e equipamentos necessários.
Além disso, todos os educadores recebem treinamentos e formação, para que seu trabalho seja aperfeiçoado. E não só para o aperfeiçoamento na área atual, os profissionais da educação muitas vezes pretendem buscar novos caminhos em suas carreiras, que como podemos constatar hoje, um novo papel dos docentes, o de professor gestor.
As secretarias da educação também trabalham para a formação de líderes educativos. Elas oferecem as condições necessárias com cursos, treinamentos e capacitações para que esses profissionais possam ocupar cargos de liderança. Não somente realizam a divulgação de novas funções, mas também fornecem todo o material necessário.
Mas, para que haja interesse em novas carreiras é preciso de incentivo e as secretarias de educação estão cada vez mais preocupadas em aperfeiçoar a educação, por isso trabalham para que as escolas tenham professores e gestores qualificados e na estrutura das instituições, fornecendo apoio e suporte aos educadores e alunos.
O êxito na formação desses novos líderes deve partir do conhecimento aprofundado da educação. Conhecer as escolas, os profissionais, os alunos, os pais e até mesmo a comunidade em volta, é importante para que se tenha o entendimento do que precisa ser transformado.
Quando as secretarias de educação estão próximas e atentas para conhecer cada educador e aluno, torna-se mais acessível a visão de como ajudar as instituições de ensino e dessa forma, podem ser concedidos incentivos e condições para a formação e capacitação de líderes educativos.