Para desenvolver um bom planejamento que traga resultados positivos, é preciso que o gestor, coordenador, diretor e professores estejam a par de todas as decisões e participem ativamente da elaboração do plano escolar.

Mais um ano letivo que se encerra, depois de longos meses chegou o fim do ano e com ele a preocupação de começar mais um ano letivo. A expectativa de um início de semestre sempre acompanha a equipe docente, os alunos e os pais. O encerramento do ano letivo traz consigo um sentimento de dever cumprido e a necessidade de um novo planejamento para o início das aulas do próximo ano. 

É preciso pensar em como organizar e adaptar a transição de um ano para outro, de modo que a maioria das expectativas educacionais sejam alcançadas. Por isso, ao fim de cada ano, é importante que toda a equipe docente se reúna para trocar informações e discutir como foi o ano letivo, sua produtividade e resultados. 

Mas, o trabalho de planejar deve acontecer antes mesmo do encerramento do ano letivo. Para que haja tempo de realizar correções e algumas mudanças necessárias, é recomendado que o planejamento do próximo ano tenha início no segundo semestre do ano vigente.

Para desenvolver um bom planejamento que traga resultados positivos, é preciso que o gestor, coordenador, diretor e professores estejam a par de todas as decisões e participem ativamente da elaboração do plano escolar, além disso é importante a comunicação de eventuais mudanças aos pais e alunos.

Um bom planejamento escolar deve ocorrer de maneira que haja:

  • Participação de todo o corpo docente na sugestão de ideias e decisões;
  • Estratégias para um bom relacionamento entre toda a equipe escolar;
  • Estratégias para um maior envolvimento e participação dos pais na rotina escolar;
  • Definição de metas;
  • Foco nos resultados de gestão.

Antes de colocar no papel todas as metas, estratégias e soluções, é preciso uma análise do ambiente escolar e quais são os objetivos. Para os professores, é importante que eles se certifiquem de como será o próximo ano letivo e saber informações sobre, qual será a sua turma, se permanecerá com a mesma ou se assumirá uma nova turma, quais os conteúdos apropriados para a faixa etária de seus alunos, qual material ou materiais didáticos serão necessários e sua proposta de ensino. 

Para a equipe da secretaria e gestão é importante que se verifique as questões burocráticas da escola, como a captação e manutenção dos alunos, a contratação de novos funcionários, o orçamento disponível, a infraestrutura da escola, a compra de novos materiais e insumos. 

Toda essa análise para a elaboração das estratégias é importante que seja feita em conjunto em uma reunião com toda a equipe escolar. Além disso, uma das pautas fundamentais a serem abordadas em reunião é em relação a grade de horários. A equipe precisa ficar ciente de como serão organizadas as rotinas escolares e a distribuição das aulas, suas disciplinas e quais professores estarão disponíveis para preencher determinado horário, não só os professores, mas os demais funcionários da escola. Outra medida importante também é reunir os demais funcionários da manutenção, cozinha e limpeza para um alinhamento. 

Para garantir bons resultados futuros, a secretaria também pode enviar uma pesquisa de satisfação aos pais e aos alunos, para uma avaliação de desempenho e em reunião a equipe possa discutir sobre as respostas. 

Assim que o novo ano letivo começar, é hora de seguir o planejamento realizado no meio do ano que passou. O acompanhamento desse planejamento é fundamental para que se tenha noção se as estratégias estão dando certo, por isso é importante que o gestor preste atenção constantemente nos pontos levantados na elaboração do plano escolar e que a escola seja um ambiente aberto ao diálogo entre a equipe escolar, pais e alunos.

Referências bibliográficas:

Canal Ensino

Portabilis

Sponte

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