letramento

Ao planejarmos ações para auxiliar crianças com dificuldades de aprendizagem, sejam as de alfabetização ou letramento, é importante, primeiro, identificar a origem dessas necessidades, especialmente se estamos falando de dificuldades geradas pelo ambiente ou se são dificuldades advindas de transtornos de aprendizado.

No primeiro caso, ao se resolverem as causas, o desempenho do aluno tende a melhorar; no segundo caso, as dificuldades serão crônicas e exigirão estratégias permanentes e bem estruturadas.

No entanto, uma vez identificadas dificuldades, qualquer que seja sua origem, algumas estratégias podem ser usadas, de maneira isolada ou concomitante, para acelerar o aprendizado na etapa de alfabetização.

Ensino multissensorial

Envolvendo diferentes estímulos sensoriais (visão, audição, tato e movimento), essa estratégia ensina habilidades de escrita por meio de jogos, atividades práticas e recursos visuais, como diagramas e “flashcards”.

Ensino fônico

Estabelecendo a conexão entre a escrita e a fala — o que auxilia as crianças com dificuldades de aprendizagem —, a alfabetização fonética trabalha com a relação entre as letras e os sons.

Reforço positivo

O aprendizado ou até mesmo prestar atenção a uma aula pode ser custoso para uma criança com dificuldades de aprendizagem. Nesse sentido, o feedback positivo pode incentivar os alunos a continuarem se esforçando. Esses incentivos podem incluir recompensas tangíveis, como “estrelinhas” ou pequenos brindes ou simplesmente elogios, em reconhecimento público ao esforço da criança.

letramento

Ensino individualizado

Sempre vale lembrar que cada criança é única, e as dificuldades de aprendizagem e letramento, derivadas ou não de transtornos, tornam cada aluno ainda mais individualizado. É importante identificar as particularidades de cada estudante e preparar ações que levem em consideração suas habilidades e necessidades.

Intervenção precoce

As dificuldades, quando não atendidas, tendem a se acumular, criando no estudante a sensação de fracasso e mutilando sua autoestima. É fundamental que as intervenções e o apoio à criança com dificuldades de aprendizado e letramento sejam feitas o mais rápido possível, para que se possa aumentar suas chances de sucesso no longo prazo.

E, uma vez iniciadas as intervenções, é preciso monitorar o avanço da criança regularmente, fazendo os ajustes que forem necessários no plano estabelecido.

Alfabetização e letramento são práticas frequentes

Sem uma prática regular e consistente, é difícil se obter sucesso na alfabetização e no letramento. Procure estabelecer com o aluno e sua família uma rotina diária de leitura e escrita, de modo a melhorar suas habilidades para a alfabetização. Para o letramento, cabe estimular o uso de diversas fontes de conteúdo em que o texto escrito esteja presente, como, por exemplo, acompanhar músicas com as letras.

Essas são algumas estratégias eficazes para auxiliar na alfabetização e no letramento de crianças com dificuldades de aprendizagem. Não podemos esquecer que cada criança é única e podem responder de maneiras diferentes a diferentes abordagens. É comum, nesse processo, alguma “tentativa e erro” por parte do professor, mas o monitoramento constante mostrará o que está funcionando e o que precisa ser aperfeiçoado.

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