IDEB

O primeiro passo para garantirmos uma educação pública de qualidade no Brasil é criarmos instrumentos de diagnóstico, avaliação e estratégias plausíveis para lidar com dados e fatos, por exemplo, o IDEB e o SAEB.

E o Etapa Público tem um compromisso ético na garantia da oferta de educação, comprometida com os direitos básicos das novas gerações. Pensando nisso, faremos baixo alguns breves apontamentos como forma de simplificar o entendimento do que é IDEB e SAEB, bem como a relação entre os conceitos.

Entenda mais sobre o IDEB e o SAEB

O SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) pode ser entendido como um conjunto de avaliações externas, de nível nacional, estadual e municipal, que tem como meta avaliar o desempenho dos estudantes nas seguintes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da natureza, Ciências humanas e Inglês.

O sistema funciona como instrumento de diagnóstico, tendo como objetivo garantir a oferta de qualidade da educação básica brasileira. Seu resultado pode ser um redirecionamento na forma de ensinar, já que ele avalia o aprendizado dos estudantes em diferentes regiões do país. Essas avaliações acontecem no intervalo de dois em dois anos.

Vale ressaltar que foram os resultados do SAEB e da Prova Brasil, juntamente com os dados do censo escolar, que ajudaram na formulação do IDEB como um bom sinalizador acerca do rendimento escolar. Os seja, eles se complementam.

Participam dessas provas os estudantes de escolas públicas e privadas que estão nos anos finais do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e no Ensino Médio.

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um indicador abreviado que combina informações sobre o desempenho dos estudantes no SAEB com taxas de aprovação escolar. Ele tem como objetivo principal medir a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas do Brasil.

O índice amplia a visão macro e micro do sistema educacional do Brasil. O IDEB é calculado para escolas, municípios, estados e para o país como um todo, sendo uma referência objetiva para a criação e manutenção de políticas públicas. De forma geral, é o índice que pretende medir de forma objetiva a qualidade da Educação Básica.

Veja as principais diferenças entre IDEB e SAEB

O IDEB e o SAEB se complementa no objetivo de avaliar, acompanhar e redirecionar a oferta de subsídios para a melhoria do ensino. Entretanto, suas diferenças principais podem ser vistas nos seguintes aspectos:

O SAEB é uma avaliação de desempenho dos estudantes em áreas específica, ou seja, é uma avaliação MICRO. Já o IDEB é um índice composto que considera o desempenho dos estudantes e a taxa de aprovação, fornecendo uma medida mais compreensiva da qualidade da educação. Dessa forma, o IDEB é um índice MACRO.

Tanto o SAEB como o IDEB devem ser vistos como o encontro de duas rodovias distintas, mas que levam ao mesmo lugar: a melhoria da Educação Pública do Brasil.

O SAEB ao fornecer os dados detalhados sobre o desempenho dos alunos, ele ajuda a identificar áreas específicas que precisam de mais atenção para o desenvolvimento de novas estratégias de ensino. Enquanto o IDEB junta os resultados do SAEB com informações preciosas sobre a eficácia do sistema educacional e seus direcionamentos quanto as séries a serem frequentadas, incentivando a promoção educacional e a qualidade do ensino.

O IDEB e o SAEB conversam entre si?

Conversam e se escutam no processo de melhoria. Eles se complementam e estão diretamente relacionados e se complementam no contexto da avaliação e monitoramento da educação básica no Brasil. Ambos devem ser entendidos como complementos que conversam com dados colhidos e façam que seus efeitos apareçam em forma de melhorias.

Ademais, os conceitos se relacionam nos seguintes aspectos:

  • Os resultados do SAEB são utilizados como uma das principais bases para o cálculo do IDEB;
  • O desempenho dos alunos no SAEB influencia diretamente o indicador IDEB;
  • O IDEB utiliza os resultados do SAEB como um dos componentes para avaliar a qualidade educacional;
  • O SAEB fornece os dados específicos de desempenho acadêmico dos alunos;
  • O IDEB utiliza esses dados, juntamente com outros indicadores, para avaliar a qualidade geral da educação básica.

Portanto, os dois se relacionam diretamente, tanto o SAEB como o IDEB são ferramentas que se complementam e funcionam lado a lado para fornecer uma visão mais clara e objetiva da engrenagem da educação básica do Brasil.

Todos os cenários, sejam eles macro ou micro devem ser analisados conjuntamente com as especificidades de cada região, considerando avaliações como processo contínuo e permanente.

IDEB

Os dados nos ajudam a colocar a mão na massa

Utilizar dados implica em se ter uma posição permanente de transparência-ética que garanta a criação de políticas públicas de qualidade e justiça social para que todos os estudantes tenham direitos iguais e garantia de uma educação que humaniza e liberta. Assim, os dados se farão úteis para a melhoria do ensino e aprendizagem ofertados.

A história da educação no Brasil tem nos orientado a seguir, pensando e construindo saídas criativas para uma reconstrução de coletiva de dados, fatos e estratégias inovadoras. É nesse movimento de busca contínua que nós do ETAPA Público, nos colocamos aqui de forma dialógica, buscando desatar os nós que ainda constatamos nas últimas avaliações e índices.

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