A avaliação diagnóstica auxilia o professor a saber informações sobre o quanto cada aluno domina certos conteúdos, se possuem dificuldades, quais as facilidades e se conseguiram desenvolver as habilidades e competências necessárias das disciplinas.
O retorno das aulas no início do ano significa um novo ciclo, mas para que seja possível passar por essa nova etapa na vida de alunos e professores, é importante se certificar que os conteúdos do ano passado tenham sido realmente aprendidos e absorvidos pelos alunos, pois muitas vezes, uma matéria nova necessita de um conhecimento prévio de um determinado tema.
É comum que algumas vezes, ao iniciar a matéria nova, alguns alunos apresentem dificuldades em acompanhar o conteúdo, prejudicando o aprendizado e o andamento das aulas. Para evitar essa defasagem, no início de cada ano letivo, o professor pode aplicar para a sua turma uma avaliação diagnóstica para certificar o nível de aprendizado de cada aluno.
A avaliação diagnóstica auxilia o professor a saber informações sobre o quanto cada aluno domina certos conteúdos, se possuem dificuldades, quais as facilidades e se conseguiram desenvolver as habilidades e competências necessárias das disciplinas. Geralmente, essa avaliação é aplicada no início do ano.
É importante obter essas informações, para que o professor consiga executar seu planejamento de aulas e para que nenhum aluno seja prejudicado. A partir dessas informações, o professor pode pensar em soluções e elaborar suas aulas com estratégias para que as dificuldades sejam supridas e para que as habilidades de cada aluno sejam trabalhadas.
A aplicação da avaliação diagnóstica se faz necessária e importante, pois muitas vezes os alunos podem ter apenas vagas lembranças dos conteúdos aprendidos no ano anterior, ou até mesmo pode ajudar alunos novos a acompanhar a nova turma, e por serem novos, o professor consegue conhecê-los e obter informações sobre seu nível de aprendizado, fazendo com que seja possível criar abordagens mais assertivas.
A maneira como será aplicada e o conteúdo presente na avaliação, varia de professor para professor, do que pretende-se avaliar e do perfil da turma.
Além disso, podem ser aplicados exercícios matemáticos ou de outras disciplinas, simulados, entrevistas com os alunos e consulta do histórico escolar. Esse último, o professor analisa os resultados de avaliações e atividades anteriores para ter um parâmetro de evolução no aprendizado, assim é possível saber quem está conseguindo assimilar melhor o conteúdo e quem precisa de orientação e atenção maior, como aulas de reforço, por exemplo.
Outro fator que aumenta a importância da avaliação diagnóstica é a pandemia. Depois de um tempo de aulas a distância, avaliar o aprendizado dos alunos é necessário, pois muitos jovens e crianças sofreram com uma defasagem no ensino, por essa razão tiveram dificuldades de acompanhar as aulas de casa. Dessa maneira, com o retorno das aulas presenciais, é preciso que o professor tenha essa visão ampla de sua turma para conseguir ajudar seus alunos e encontrar soluções para suas dificuldades de aprendizado.