O tema sobre educação ambiental é ensinado em paralelo com algumas disciplinas tradicionais, porém dependendo da estrutura escolar, plano de ensino e grade curricular, é possível a implementação como uma disciplina e ser ensinada de maneira individual.

A educação ambiental é tão importante quanto às disciplinas tradicionais ensinadas na escola, pois ela é fundamental para o desenvolvimento da consciência social e cidadã dos alunos e deve ser ensinada já nos primeiros anos da educação básica.

A pauta sobre sustentabilidade está cada vez mais em evidência, devido às mudanças climáticas que o mundo vem sofrendo, os desmatamentos, poluição, extinção da fauna e flora e a potencial escassez dos recursos da natureza. Essa triste realidade deve ser encarada com seriedade e ações de preservação devem ser incentivadas desde a infância, em sala de aula, nas escolas e em casa, a fim de desenvolvermos uma sociedade com consciência ambiental.

Em 27 de abril de 1999, foi criada a Lei nº 9.795, sobre a educação ambiental, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, que de acordo com as diretrizes, deve estar presente em todos os níveis e modalidades da educação, para formar crianças, jovens e adultos mais conscientes.

Educação ambiental em sala de aula: 

O objetivo de se trabalhar educação ambiental em sala de aula, se dá pela necessidade de formarmos uma sociedade consciente do coletivo e de suas práticas individuais, visando preservar o nosso planeta para que ele não se torne inabitável. 

Por isso, é fundamental a implementação do tema nas grades curriculares das escolas e a formação de professores, para que estejam preparados para transmitir o conhecimento e práticas de sustentabilidade.

Dentre os conteúdos e atividades aplicadas em educação ambiental, envolvem a conscientização de economizar água, a importância da separação do lixo para a coleta seletiva, efeito estufa, entre outros. 

O tema sobre educação ambiental é ensinado em paralelo com algumas disciplinas tradicionais, porém dependendo da estrutura escolar, plano de ensino e grade curricular, é possível a implementação como uma disciplina e ser ensinada de maneira individual. 

Em uma disciplina individual, o professor tem a possibilidade de trabalhar de diferentes formas, com debates, palestras, atividades práticas, onde os alunos podem (re)criar, fazer descobertas, aprender a diferenciar e separar o lixo para a coleta seletiva, plantar na horta da escola, realizar passeios ecológicos, entre outras atividades. Além disso, ressaltar a importância de datas comemorativas sobre o meio ambiente.

A seguir, alguns exemplos de como trabalhar educação ambiental em sala de aula:

  • Vídeos educativos: O professor pode selecionar alguns vídeos, filmes ou documentários para passar em sala de aula, com assuntos sobre meio ambiente, que tragam a conscientização em seu enredo.
  • Avisos e informações: Podem ser colados cartazes e placas na sala de aula e nas dependências da escola, como o pátio e o banheiro, com informações de conscientização e incentivo na preservação da natureza, economia de água, coleta seletiva, etc.
  • Lixeiras: Além de cartazes, é importante que a escola tenha lixeiras de reciclagem distribuídas pelos ambientes, para incentivar a separação do lixo e coleta seletiva, possibilitando que os alunos conheçam cada tipo de lixo e sua respectiva lixeira.
  • Literatura: É importante que o professor tenha como material de apoio livros sobre assuntos que envolvam o meio ambiente, para serem lidos durante a aula, ou em casa para a realização de alguma atividade ou trabalho escolar.
  • Atividades práticas e projetos: O professor deve incentivar a realização de atividades práticas e projetos que envolvam trabalhos em grupo sobre meio ambiente e sustentabilidade, como feiras de ciências, produção de papal machê e outros reaproveitamentos de materiais recicláveis.  

Educação ambiental junto a disciplina de geografia:

  • O professor pode pedir ao aluno refletir sobre o espaço ao seu redor, para identificar a poluição que os cercam, com o intuito de promover o debate sobre alternativas de preservação ambiental.
  • Pode ser usado como material de apoio para as aulas, notícias de jornais ou revistas sobre temas ambientais.
  • Os alunos podem usar o auxílio de mapas para a observação de áreas de preservação, áreas desmatadas, entre outras, dessa maneira eles criam a noção dos impactos no meio ambiente.
  • É importante que o professor promova debates, trabalhos e atividades práticas, em grupo ou individuais, sobre os conteúdos aplicados em sala de aula. Em geografia, os temas abordados que envolvem meio ambiente são, impactos no meio ambiente como o aquecimento global, efeito estufa, protocolo de Kyoto e outros acordos climáticos.

O professor precisa organizar seu plano de aula e a instituição de ensino também precisa estar disposta a ajudar na implementação de boas práticas para incentivar seus alunos.

 

Referências Bibliográficas

Instituto Água Sustentável

Villa Global Education

Brasil Escola

Brasil Escola

Quero Bolsa

Planalto.gov

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