tecnologia

Quando pensamos na contribuição da tecnologia para a alfabetização e o letramento temos que lembrar das diferenças fundamentais entre esses dois objetivos de aprendizagem: a alfabetização é aprender as letras, seus sons e como combiná-los, ou seja, as habilidades básicas de leitura e escrita. Já o letramento é a capacidade de usar e de compreender o idioma nos mais diversos contextos sociais.

Durante a pandemia de Covid-19, professores e estudantes foram obrigados a utilizar a tecnologia para prosseguir com as aulas. Porém, as ferramentas mais utilizadas foram simplesmente os recursos de aula digital, aulas que dificultavam ao professor acompanhar o que os alunos estavam fazendo. Isso tornou o processo de alfabetização mais complicado.

Com o tempo, pais e professores começaram a descobrir recursos na internet que podiam contribuir com esse processo. Vamos ver alguns deles:

Jogos educacionais

Seja na forma de aplicativos ou em sites na internet, muitos jogos educacionais visando a alfabetização estão disponíveis gratuitamente ou por pequenos valores. Esses jogos geralmente utilizam personagens infantis e música e incluem desde a identificação de letras, sílabas e palavras, para uso na alfabetização, até a maneira de usar essas palavras em diversas situações sociais, favorecendo o letramento aliado à tecnologia. Alguns exemplos:

  • EduEdu;
  • Som do ABC;
  • Silabando;
  • Aprenda a Ler e Escrever;
  • ABC! Alfabeto para Crianças.

tecnologia

Leitores eletrônicos

Aparelhos como o Kindle e o Kobo são uma forma interessante para acostumar crianças com a leitura, pela facilidade de encontrar livros que as interessem no momento e por permitir aumento das letras e mudança nas fontes, além de incluir dicionários automáticos. Para quem não tem um dispositivo de leitura, os softwares de leitura (como o próprio Kindle) funcionam também em tablets e celulares.

Bibliotecas digitais

Sabemos que os dispositivos eletrônicos chamam a atenção, então por que não criar ali uma biblioteca para o estudante que está aprendendo a ler? Alguns aplicativos permitem ler livros gratuitamente livros de qualidade. Os leitores eletrônicos também permitem criar bibliotecas, mas há bibliotecas feitas para crianças, como Leiturinha e Elefante Letrado. O MEC oferece, em sua párea de alfabetização, a coleção gratuita Conta pra Mim, além de outros recursos para a literacia.

Considerações finais sobre a aplicação da tecnologia

Além de favorecerem o aprendizado e o letramento, os recursos do universo da tecnologia de que falamos também inicia ou reforça o letramento tecnológico das crianças, desenvolvendo habilidades com os dispositivos e recursos digitais que lhes serão importantes para toda a vida.

Vale lembrar que os programas e aplicativos devem ser utilizados como uma ferramenta complementar ao ensino formal, e não como uma substituição àquele. Cabe aos professores orientar estudantes e pais sobre o uso adequado dos programas e aplicativos e monitorar o progresso dos alunos.

Deixe um comentário