Em sala de aula, o professor precisará acompanhar esse aluno para auxiliá-lo em seu desempenho escolar.

Alunos com diagnóstico de TDAH apresentam mais dificuldade no processo de ensino-aprendizagem do que os outros colegas de classe, dessa maneira, esses tipos de alunos podem sofrem uma defasagem escolar, prejudicando seu desempenho em sala de aula. 

O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), é um distúrbio neurológico que está presente em crianças em idade escolar e é caracterizado por comportamentos de impulsividade, agitação e desatenção, prejudicando a concentração e a memorização. Esse distúrbio pode acompanhar a criança por todas as etapas da vida, por isso o diagnóstico e o tratamento são importantes.

Quando uma criança ou adolescente é diagnosticado com TDAH, precisará de apoio multidisciplinar e o professor é fundamental para o desempenho deste aluno na escola. Com a ajuda da família e de profissionais como, médicos, psicólogos e professores, esse aluno poderá evoluir e ter uma boa qualidade de vida.

Em sala de aula, o professor precisará acompanhar esse aluno para auxiliá-lo em seu desempenho escolar. Além disso, é importante que a escola esteja preparada para receber alunos com TDAH e outros distúrbios que também prejudiquem o rendimento dos alunos, oferecendo estrutura para que professores sejam capacitados e também a possibilidade de contratação de um profissional que possa estar em sala de aula, auxiliando o professor.

Deve-se priorizar a capacitação dos docentes, visto que a maioria das escolas infelizmente não oferece estruturas adequadas para alunos com TDAH. Professores preparados podem ajudar seus alunos de maneira mais eficaz.

É necessário saber quais são as áreas em que ele apresenta mais dificuldade, para que seja possível adotar um planejamento de aula de acordo com as necessidades desse aluno, respeitando seu tempo de aprendizagem. 

Após o diagnóstico, é preciso que o professor esteja ciente do andamento do tratamento e mantenha constante comunicação com os pais de seu aluno. Além disso, a adaptação de atividades escolares serão necessárias, para atender ao processo de aprendizagem. O professor deve saber trabalhar com diferentes estratégias pedagógicas para garantir a evolução do discente, além da motivação constante que o ajudará a não perder o foco dos estudos. 

O tratamento é multidisciplinar, cada profissional envolvido precisa estar inteirado um do outro, para que todos tenham ciência da evolução do tratamento, quais métodos funcionam ou não e o professor, pode prestar atenção no comportamento de seu aluno, com objetivo de verificar como alguma medicação reage.

Além disso, para auxiliar no rendimento escolar, o professor deve usar diversas ferramentas que possam beneficiar o aprendizado de seu discente, podendo até utilizar os seus interesses para que as atividades fiquem mais atrativas, como por exemplo, se o aluno gostar de carros, o professor pode incluir uma figura de um carro em sua atividade.

Em seu site, a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), apresenta algumas dicas para professores de como lidar com alunos com TDAH, são elas:

  • A criação de uma rotina é importante, para que o aluno consiga se situar. Além disso, a rotina ajuda no entendimento e aprendizagem.
  • Regras são necessárias e importantes em qualquer ambiente e em sala de aula não é diferente, para manter a organização e a disciplina, é preciso que os alunos as sigam. Por isso, o professor pode criar regras de maneira visual, com figuras em cartazes, que podem ser fixados na parede da sala de aula. 
  • A comunicação entre pais e professor é de extrema importância, para que ambos os lados acompanhem o rendimento escolar do aluno. A utilização de agenda é uma boa opção, ou outro método, caso a escola ofereça outros canais de comunicação, para troca de informações. 
  • O aluno com TDAH perde o foco rapidamente e possui dificuldade em absorver o conteúdo, portanto é aconselhável que ele se sente na frente, de preferência perto da mesa do professor.
  • No período da manhã, os alunos estão mais descansados depois de horas de sono a noite e a maioria está mais disposta ao aprendizado, por isso, para aproveitar o cérebro descansado, o professor pode aplicar conteúdos mais complexos durante as primeiras horas do dia. 
  • A motivação é um ótimo motor para que o aluno se mantenha focado, dessa maneira, o professor precisa adotar uma postura motivadora e positiva, para que esse aluno tenha a segurança e a certeza de sua capacidade. 
  • O professor pode trazer conteúdos e atividades contextualizadas a partir do cotidiano dos alunos, dessa maneira eles se sentirão mais próximos à disciplina.
  • Alunos com TDAH têm dificuldade com organização e execução de tarefas, por isso é importante que o professor não passe a tarefa de uma vez e sim que divida e explica por partes, para que o aluno não se confunda e saiba o que fazer. 
  • Capacitação e formação continuada para professores é essencial para o conhecimento do distúrbio, para saberem como lidar com alunos com TDAH.

Além dessas dicas, é importante que o professor mantenha um diário escolar com anotações sobre o desempenho dos alunos, para saber como está seu rendimento, assim saberá quais disciplinas apresentam mais ou menos dificuldade, quais estratégias funcionaram, o que precisa ser mudado ou adaptado. Todas essas informações podem ser compartilhadas com os pais da criança ou so adolescente e repassadas aos outros profissionais envolvidos no tratamento. Dessa forma, todos saberão quais métodos, intervenções e estratégias utilizarem, pois o tratamento se torna eficaz quando feito em conjunto.

Referências bibliográficas:

Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA)

Brasil Escola

Núcleo do conhecimento

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