A leitura em quadrinhos e gibis é fácil e descomplicada, auxiliando as crianças a assimilarem a história de uma maneira rápida e prazerosa.

Hoje em dia, muitas pessoas não têm o hábito da leitura, por isso é importante incentivá-lo já durante a infância, quando as crianças estão descobrindo e conhecendo o mundo, dessa maneira elas provavelmente levarão a leitura para a vida adulta. 

Para conseguir incentivar a leitura das crianças, é necessário ter em mente que elas são totalmente visuais, principalmente as que estão em processo de alfabetização, fazer a associação de imagem e texto facilita a compreensão. As imagens chamam muito a atenção e se juntá-las a textos, podem ser uma ótima maneira de iniciar a leitura.

As histórias em quadrinhos e gibis já existem a bastante tempo e ganham leitores de todas as idades, porém, esse formato de leitura pode ser atrativo para as crianças, por apresentar imagens coloridas e chamativas, contribuindo para uma experiência prazerosa de leitura. Muitos deles por possuírem imagens e textos curtos, facilitam a leitura e a assimilação do conteúdo. 

A leitura em quadrinhos e gibis é fácil e descomplicada, auxiliando as crianças a assimilarem a história de uma maneira rápida e prazerosa. E para as crianças, tudo o que for relacionado a diversão se torna interessante e atrativo, por isso, a importância de relacionar a leitura com algo que elas possam se divertir ao mesmo tempo. Pais e professores podem buscar leituras em quadrinhos e gibis adequadas para as crianças e incentivá-las.

Algumas dessas histórias podem contar sobre o dia a dia de um personagem, que pode se assemelhar com as crianças e suas rotinas e ao se depararem com um personagem que brinca e vai à escola, se sentem de alguma maneira representados. E além de ler, poder ver o que está sendo narrado traz mais proximidade, o que aumenta o interesse por aquela leitura.

Além disso, essas histórias permitem que as crianças vejam as emoções e expressões dos personagens, o que faz a história ser mais interativa, mais uma característica que consegue atrair o interesse. Elas também aprendem sobre as onomatopéias e conhecem os sons que os objetos fazem. 

Além de incentivar a leitura, são muitos os benefícios de iniciar a leitura das crianças com histórias em quadrinhos e gibis, alguns deles são:

  • Capacidade de interpretação;
  • Capacidade de assimilação;
  • Aumenta o vocabulário;
  • Estimula a criatividade e imaginação
  • Aguça a curiosidade;
  • Desenvolve o raciocínio.

Em sala de aula, os quadrinhos e gibis podem ser usados como apoio ao conteúdo programático ou como atividade extra, trazendo mais dinamismo e engajamento às aulas. De acordo com o plano de aula e alinhado à BNCC, muitos professores incluem em seus conteúdos programáticos a utilização de quadrinhos e gibis em suas aulas. Os mais utilizados são os gibis da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, e os quadrinhos do Menino Maluquinho, de Ziraldo.

Além desses, também podem ser utilizadas histórias em quadrinhos e gibis de contos clássicos, recontados de uma maneira diferente, dinâmica e mais divertida, como:

  • A história do Dom Quixote em quadrinhos;
  • A Odisseia em quadrinhos;
  • Box de quadrinhos Disney;
  • Gibi da Luluzinha;
  • Gibi do Garfield.

A leitura é um hábito muito importante e precisa ser incentivado desde a infância com ferramentas atrativas e que aguçam a curiosidade. As histórias em quadrinhos e gibis, trazem consigo muita bagagem emocional e afetiva que conseguem encantar seus leitores.

 

Referências bibliográficas:

Blog da Árvore

Brasil Escola

Leiturinha

Sibita

Deixe um comentário