aulas

Tudo que é gostoso, termina, é assim que vamos aprendendo a lidar com o prazer-desprazer da e na vida. Férias, finais de semana, feriados são momentos de descanso e quebra de rotinas. Já retornar às aulas exige uma retomada dos horários mais fixos, da diminuição do tempo livre e o afastamento dos pais e da casa.

Para que a rotina seja retomada, comece organizando o espaço físico e psíquico para o retorno. Vá ajustando os horários de dormir, acordar e o momento de juntos reorganizarem os materiais escolares. Façam uma lista do que precisam conferir:

  • Os uniformes estão servindo? Experimentem para não terem surpresas;
  • Verifiquem se tem o nome da criança nas roupas;
  • Organizem a mochila com os materiais necessários para as aulas;
  • Certifiquem-se de que todos os objetos estejam com etiquetas;
  • Conversem com as crianças sobre a importância dos horários;
  • Criem um calendário de retorno para criarem uma boa expectativa;
  • Coloquem despertador para ajudar no retorno das aulas.

Mas além de tudo o que já foi citado, algumas outras ações podem fazer parte dessa preparação para o retorno à escola. Confira algumas dicas que preparamos neste artigo!

Relembrem os momentos prazerosos das férias

Conversem de forma simples e verdadeira sobre os momentos prazerosos, agradeçam as crianças pelos momentos bons, relembrem o que passaram juntos e comecem a conversar sobre as obrigações nesse momento.

Relembrem de como é o funcionamento da escola, as rotinas, deveres e obrigações. Escutem as dúvidas que elas possam ter e procurem responder. É natural que elas demonstrem resistência e até certa insegurança a esse retorno.

Para ajudar, perguntem a ela como vocês podem ajudar para que ela se sinta mais segura para as aulas. Incentivem que elas contem aos colegas e professores sobre as descobertas e programas que fizeram durante o recesso.

Expliquem que a escola foi escolhida por vocês e é um ambiente seguro e gostoso. Mostrem as crianças que vocês e a escola querem o bem delas. Incentivem a criança a levar para a escola alguma recordação das férias. E combinem que no primeiro dia de aula, ela poderá levar algum lanche que ela comeu durante as férias.

Expliquem que vocês retornarão para o trabalho e aulas

Deixem claro para as crianças que vocês retornarão à rotina de trabalho, e que para isso será preciso reorganizar a rotina escolar delas. Tranquilize ela dizendo quem vai levá-la, quem vai buscá-la e quem vai recebê-la quando ela retornar das aulas.

Combinem os horários de atividades e mostrem-se firmes e afetivos com esse retorno às aulas. Validem os sentimentos delas e as orientem sobre a importância da responsabilidade. Lembrem-se que: rotinas ajudam as crianças a se sentirem seguras e organizadas, e que isso começa pelo exemplo dos pais.

Criar laços com a leitura e afeto dos responsáveis

A leitura de livros nos permite criar laços afetivos com nossos filhos. E esse hábito deve começar em algum momento da vida deles. Nós do ETAPA Público incentivamos e orientamos os pais e professores a cultivarem esse hábito para a vida. Vamos, juntos aproveitar esse retorno à rotina das aulas e incluir esse novo hábito?

aulas

Comecem escolhendo um bom livro, com um tema ligado ao momento da criança, com imagens coloridas e com uma história de qualidade. Temas que provoquem a reflexão, imaginação e sentimentos como:

  • Desfralde;
  • Alimentação;
  • Medo;
  • Separação;
  • Morte;
  • Animais;
  • Adolescência.

Criem esses momentos antes do retorno às aulas, pois eles permanecerão como um momento de encontro entre vocês. A rotina escolar exige hábitos saudáveis, e um dele é a intimidade com a leitura de si e do mundo.

Algumas dicas para incentivar a leitura são: a criação de um momento de aconchego na cama delas, a escolha de livros com temas apropriados para cada idade, a leitura com calma e interesse, a criação de um cantinho de livros no quarto, e, se puderem, criem o hábito de leitura com vocês também. O exemplo é quase tudo!

Deixe um comentário