Por: Fabrício Samuel

O lúdico precisa ser visto e aplicado como uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como instrumento metodológico enriquecedor para o ensino e a aprendizagem, permitindo as crianças aprenderem de forma mais prazerosa.

As atividades que envolvem a ludicidade ajudam a criança no seu desenvolvimento afetivo, emocional, físico, intelectual e social. O brincar e o jogar são uma necessidade básica da criança no processo de formação, da construção de sua personalidade e da sua autonomia. Além disso, possuem algumas características que são usadas como pontes para o processo da imaginação e da criatividade.

O professor que tem conhecimento dessas ferramentas e saber criar esses ambientes de ludicidade em sala aula terá maior sucesso no seu processo de ensino, e tornará automaticamente a sua aula mais atraente e interessante, gerando expectativas em seus alunos.lúdico

Serão dialogados nesse webinar, alguns tópicos como:

  • Possíveis formas de trabalhar o lúdico em sala de aula;
  • O que realmente pode ser considerado lúdico;
  • A importância do processo de ludicidade;
  • Caminhos da provocação e da imaginação;
  • Processos de criatividade e prática;
  • A construção de um ambiente lúdico;
  • A necessidade da participação da criança dentro das atividades propostas.

“Aprender é bom, brincando em um ambiente lúdico, é melhor ainda!” (Professor Fabrício Samuel)

Deixe um comentário