Por: Fabrício Samuel
O lúdico precisa ser visto e aplicado como uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como instrumento metodológico enriquecedor para o ensino e a aprendizagem, permitindo as crianças aprenderem de forma mais prazerosa.
As atividades que envolvem a ludicidade ajudam a criança no seu desenvolvimento afetivo, emocional, físico, intelectual e social. O brincar e o jogar são uma necessidade básica da criança no processo de formação, da construção de sua personalidade e da sua autonomia. Além disso, possuem algumas características que são usadas como pontes para o processo da imaginação e da criatividade.
O professor que tem conhecimento dessas ferramentas e saber criar esses ambientes de ludicidade em sala aula terá maior sucesso no seu processo de ensino, e tornará automaticamente a sua aula mais atraente e interessante, gerando expectativas em seus alunos.
Serão dialogados nesse webinar, alguns tópicos como:
- Possíveis formas de trabalhar o lúdico em sala de aula;
- O que realmente pode ser considerado lúdico;
- A importância do processo de ludicidade;
- Caminhos da provocação e da imaginação;
- Processos de criatividade e prática;
- A construção de um ambiente lúdico;
- A necessidade da participação da criança dentro das atividades propostas.
“Aprender é bom, brincando em um ambiente lúdico, é melhor ainda!” (Professor Fabrício Samuel)