SAEB

Não é de hoje que se fala da necessidade de melhorar a educação brasileira, mas melhorar em relação a quê? Sem métricas e avaliações, é impossível se ter planos e políticas que abordem as reais dificuldades dos alunos e das escolas. É devido a essa necessidade que foi criado o SAEB — sigla de Sistema de Avaliação da Educação Básica Nacional —, o principal instrumento utilizado pelo governo para avaliar e medir a qualidade do ensino no Brasil, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Composta por testes e questionários aplicados a cada dois anos, na rede pública e em uma amostra da rede privada, os dados obtidos nessa avaliação ajudam a compor a nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), juntamente com outras informações obtidas das escolas, como índices de aprovação, reprovação e evasão escolar.

Cenário geral do SAEB

Atualmente, participam da avaliação os estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. No entanto, em 2021 houve a implementação da avaliação da Educação Infantil, realizada por meio da aplicação de questionários eletrônicos para professores e diretores de creches e pré-escolas, bem como gestores das redes.

Neste ano de 2023 serão aplicados testes de linguagens e matemática para os 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e testes de ciências humanas e de ciências da natureza para o 5º ano do Ensino Fundamental, todos alinhados à BNCC.

É com o resultado dessa avaliação que se pode implementar e monitorar políticas públicas mais eficazes, pois reúne informações extremamente importantes, como índices de aprovação, reprovação e taxas de alfabetização — além da temida mas ainda muito presente taxa de insucesso, que reúne dados de reprovação e de abandono.

SAEB

É a partir desses resultados que se pode planejar a formação dos professores, de modo a incorporar metodologias mais ativas e eficazes, como o PBL e a sala de aula invertida. Afinal, é impossível obter resultados diferentes em qualquer processo fazendo-se a mesma coisa. O ensino tradicional nos trouxe até onde estamos; para ir além, é preciso evoluir.

Entenda outros detalhes sobre o SAEB

A avaliação do SAEB é composta de testes e questionários que buscam avaliar, respectivamente, as habilidades dos alunos e os fatores que cercam o processo escolar, como o nível socioeconômico, a infraestrutura, a formação dos professores, os materiais utilizados etc. Os testes, de língua portuguesa e matemática, têm objetivos diferentes para o 2º ano e para os demais anos.

No segundo ano, o foco é na alfabetização e no letramento matemático, medindo se o estudante já possui, a essa altura, as ferramentas linguísticas e matemáticas para enfrentar o restante do processo educacional. Já com os testes para 5º e 9º anos e 3ª série, busca-se saber quão bem os estudantes utilizam essas ferramentas, com foco na interpretação de textos e na resolução de problemas.

O SAEB utiliza como metodologia de correção a chamada TRI, Teoria de Resposta ao Item, que permite desconsiderar as questões escolhidas aleatoriamente e avaliar o conhecimento real de cada aluno, além de permitir comparar as habilidades desenvolvidas pelos alunos ao longo das edições.

Nas próximas entradas do blog vamos aprofundar a análise sobre o SAEB e outras formas de avaliação dos resultados da educação.

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