Cultura e escola andam juntas, não se pode ensinar sem falar de cultura, todos nós temos a nossa própria cultura, nosso modo de pensar e agir.

São atribuídos diferentes significados para a palavra cultura, e a que mais se destaca é a cultura em relação ao que nós somos e como agimos, como nos expressamos, nossa maneira de viver e ver o mundo, a maneira que significamos as coisas e tudo o que está ao nosso redor, tudo o que nos influencia, nossos bens materiais e o que temos como referências simbólicas. 

Cultura e escola andam juntas, não se pode ensinar sem falar de cultura, todos nós temos a nossa própria cultura, nosso modo de pensar e agir. O ambiente escolar é o mais diverso e acolhedor, pois na escola estão reunidas pessoas diferentes, com valores e pensamentos diversos. Pensar em cultura no contexto escolar, é se abrir e acolher as diferenças, aprender com o outro e (re)significar conceitos.

A escola está ligada ao fator cultural de cada indivíduo, é a escola que ajuda a formar cada um. A nossa bagagem histórico-cultural tem origem em diferentes contextos e um deles, um dos mais importantes, é o contexto escolar. Passamos praticamente todas as fases de nossas vidas na escola, do maternal ao ensino médio, ou seja, desde que nascemos, até a adolescência, fase que estamos descobrindo e aprendendo sobre o mundo, construindo nossas relações à fase que nos descobrimos e moldamos as nossas opiniões.

A importância da cultura no contexto escolar, se dá ao fato de que a cultura permite uma visão mais humana e empática, permite o desenvolvimento da tolerância e respeito, auxiliando na manutenção de uma sociedade diversa. 

E em cada região existe uma cultura diferente, mas que é compartilhada com todos que lá vivem e até com quem chega de fora. Na escola temos contato com a cultura da nossa região e de outras do nosso país, para que possamos nos entender, nos aproximarmos da nossa história, criando um senso de pertencimento, coletividade e (re)descobrindo nossa identidade.

A cultura local pode ser aplicada na escola por meio de projetos, como feiras culturais, trabalhos escolares, peças de teatro e apresentações musicais. 

Por exemplo, os alunos podem imergir na origem do carnaval, uma festa muito típica do Brasil e que se estende o país todo praticamente. Se a turma for de crianças, o professor pode pedir para que venham fantasiados, assim elas podem se divertir e aprender ao mesmo tempo. Outro bom exemplo é a festa de São João que acontece no mês de junho. Em sala de aula os alunos podem aprender sobre a origem da festa, os impactos positivos que ela traz para diversas cidades, os costumes locais e ainda as escolas podem organizar festas para proporcionar uma interação com as famílias trazendo ainda mais simbolismo e culturas, além de trabalhar outras frentes como comidas típicas, brincadeiras, crendices e lendas.

Temos diversos feriados, nacionais e regionais, que servem para nos lembrarmos que a nossa cultura é rica e precisa ser valorizada. Como por exemplo o  “Dia do Índio” que serve de lembrete para nós de como é importante a cultura desses povos originários e como influenciam até hoje o nosso cotidiano, seja com lendas,comidas, tradições ou até mesmo em nosso vocabulário.  

A cultura no contexto escolar é capaz de socializar, moldar pensamentos e fazer com que os alunos se sintam parte daquele ambiente e do processo de aprendizagem e que podem expressar quem são de verdade, dando sentido a sua jornada. Vera Candau, professora do Departamento de Educação da PUC do Rio de Janeiro, defende a escola como uma instituição cultural.

Além disso, incluir a cultura no ensino, faz com que os alunos se aproximem do conhecimento, pois estarão encontrando sentido no aprendizado por meio de suas culturas. Esse processo de integração de cultura e escola, permite que se obtenha o conhecimento das diferentes culturas existentes, expandindo os horizontes histórico-culturais de cada um. Um currículo escolar que permite a cultura, reúne diferentes saberes, dá sentido e consegue explicar e exemplificar diversos eventos históricos e sociais.

A introdução à cultura é um agente facilitador para o entendimento dos temas escolares e sociais, pois muitas vezes é o ponto de partida. Compartilhar esses conhecimentos de cultura na escola é importante, pois assim nós preservamos nossa história, nossas raízes, cultura e tradições, dessa maneira, nossa identidade nunca será esquecida. 

 

Referências bibliográficas:

Meu artigo Brasil Escola

Meu artigo Brasil Escola

Núcleo do conhecimento

Portal Educação

Fundação Telefônica Vivo

Deixe um comentário