A educação em tempo integral tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil. Segundo os dados do Censo Escolar de 2023, o número de matrículas em tempo integral no ensino médio chegou a 21,9%, aproximando-se da meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que é de 25%.
Esse avanço é um reflexo das políticas públicas focadas em ampliar a oferta de ensino integral no Brasil, com destaque para o Programa Escola em Tempo Integral, lançado pelo governo federal.
Crescimento contínuo no ensino fundamental e médio
Nos últimos anos, a expansão da educação em tempo integral tem sido significativa no ensino fundamental e médio. Em 2023, as matrículas em tempo integral nos anos iniciais do ensino fundamental cresceram 2,2%, enquanto nos anos finais o aumento foi de 3,5%. Já no ensino médio, o crescimento acumulado desde 2019 foi de 9,9%, consolidando a tendência de alta na rede pública de ensino.
O Nordeste desponta como a região com maior adesão ao ensino integral, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Estados como Ceará, Piauí e Maranhão se destacam no fundamental, enquanto Pernambuco, Paraíba e Ceará lideram no ensino médio.
Programa Escola em Tempo Integral
A implementação do Programa Escola em Tempo Integral tem sido um dos pilares para o avanço das matrículas em todo o Brasil. Instituído em 2023, o programa tem como meta criar 3,2 milhões de novas vagas em tempo integral até 2026.
O foco principal é garantir que estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica tenham acesso à educação em tempo integral, promovendo maior equidade na oferta educacional.
Censo Escolar: uma ferramenta essencial para o planejamento educacional
O Censo Escolar, coordenado pelo Inep, é a principal pesquisa estatística da educação básica no Brasil e abrange todas as etapas e modalidades de ensino, como o ensino regular, a educação de jovens e adultos (EJA) e a educação profissional. Esses dados são fundamentais para o planejamento de políticas públicas e para o repasse de recursos pelo governo federal, além de servirem como base para a elaboração de indicadores, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e o monitoramento das metas do PNE.
Com a expansão do ensino em tempo integral e o uso de dados detalhados como os do Censo Escolar, o Brasil caminha para garantir uma educação mais inclusiva e de qualidade para todos.