A área da gestão escolar precisa sempre se atualizar e ir ao encontro de novas maneiras de atuar.

A gestão escolar é uma das tarefas mais importantes de uma escola, pois é com a gestão que são resolvidos muitos processos burocráticos, auxilia no bom funcionamento da instituição, no relacionamento entre a equipe pedagógica e no desempenho do professor em sala de aula, o que consequentemente traz bons resultados no processo de ensino-aprendizagem.

Por ser importante, a área da gestão escolar precisa sempre se atualizar e ir ao encontro de novas maneiras de atuar, buscando se aperfeiçoar cada vez mais, com isso, o gestor escolar precisa estar atento às novidades de sua área para construir uma gestão inovadora.

Para uma gestão inovadora, é necessário algumas ações, são elas:

  • Buscar inovação:

O primeiro passo é buscar a inovação e para isso é necessário que o gestor converse com toda a equipe pedagógica e entenda a estrutura escolar, quais são as necessidades de cada um, quais a melhorias precisam ser feitas e quais são os pontos fortes para continuarem sendo trabalhados, além disso, é importante a realização de pesquisas para aumentar o conhecimento da área em gestão. Dessa forma, será possível trazer um ambiente produtivo, engajado, estimulante e criativo para professores e alunos. 

  • Incluir os professores:

Os professores são os profissionais que estão todos os dias em sala de aula e sabem do que é necessário para melhorar o ensino-aprendizado, por isso é importante incluí-los nas tomadas de decisão, abrindo espaço para debates e opiniões. Também é fundamental que o gestor busque maneiras de melhorar o desempenho dos professores com cursos, capacitação e formação continuada para aumentar a qualidade do ensino.

  • Investir em tecnologia:

O investimento em tecnologia promove bons resultados no processo de ensino-aprendizagem, pois a tecnologia permite que alunos e professores se mantenham atualizados e ainda contribui no entendimento do aluno, torna as aulas mais atrativas e produtivas e traz mais variedade para que o professor monte seu plano de aula. Além da tecnologia para ajudar em sala de aula, o gestor pode investir em tecnologias que auxiliem na sua área e na administração da escola, com softwares que tornem os processos burocráticos mais simples no dia a dia.
Uma gestão escolar inovadora requer uma mudança de postura do gestor, ele precisa estar aberto para ouvir e trazer ideias diferentes, como apostar em um ensino ativo, que proporciona protagonismo e autonomia ao aluno e para o professor. É importante que ele mantenha a coerência em suas tomadas de decisão e conheça sua equipe, para poder atender as demandas e objetivos da escola. 

Para que haja um bom funcionamento da escola e a garantia de que as novas práticas para uma gestão inovadora estejam com bom desempenho, o gestor pode criar um canal de comunicação, onde todos, desde os alunos e os funcionários da escola, possam utilizá-lo, dessa maneira, ele consegue centralizar todas as informações e entender as demandas e necessidades de cada um. Antes de tomar qualquer decisão, o gestor precisa saber se as ideias para tornar sua gestão mais inovadora são viáveis.

Para uma gestão escolar inovadora, é necessário que o gestor seja um líder, tenha criatividade e senso de coletividade, assim ele conseguirá trazer para a escola uma educação inovadora.

 

Referências bibliográficas:

Amber sistemas

Aquarela parques

Nova Escola

Sebrae

Deixe um comentário