Esses dois caminhos do conhecimento podem se parecer, porém mesmo unindo diferentes disciplinas para o estudo de um assunto em comum no seu processo de ensino-aprendizagem, eles possuem certas diferenças e abordagens variadas.

 

Na educação, existem diferentes maneiras de aprendizado, propostas de ensino e métodos de transmissão de conhecimento. Em sala de aula, as disciplinas se organizam para trazer dinamismo e uma construção de sentido no processo de ensino-aprendizagem. 

Essa articulação faz com que haja possibilidades de produção de conhecimentos e a integração de assuntos diferentes num mesmo conteúdo, extraindo aquilo que cada área do conhecimento possa agregar uma à outra. Dessa maneira, temos a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade, termos que já fazem parte da educação e possuem semelhanças e particularidades.

Multidisciplinaridade

Entende-se por multidisciplinaridade o trabalho com mais de uma disciplina, em que geralmente um tema em comum é estudado nas diferentes áreas do conhecimento, porém cada uma mantém sua própria metodologia, os conteúdos não se integram.

Um ensino multidisciplinar agrega conhecimento e amplia o entendimento dos alunos sobre determinado tema, pois é possível obter pontos de vistas diferentes, já que serão estudados todos os aspectos possíveis do tema abordado. 

Interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade utiliza a mesma sequência didática de uma determinada disciplina conciliada com as demais disciplinas. Nessa metodologia há uma integração de temas e conteúdos e uma colaboração entre as áreas do conhecimento.

Esses dois caminhos do conhecimento podem se parecer, porém mesmo unindo diferentes disciplinas para o estudo de um assunto em comum no seu processo de ensino-aprendizagem, eles possuem certas diferenças e abordagens variadas.

Na hora de escolher o melhor método para aplicar em sala de aula, é importante saber a maneira como será aplicado, qual fará mais sentido e qual será o objetivo. Dependendo de como os conteúdos programáticos estão organizados, o professor tem a liberdade de implementar projetos individuais com sua turma ou em conjunto com outros professores e suas áreas de conhecimento.

A diferença das abordagens da multidisciplinaridade e da interdisciplinaridade é que, na primeira, o projeto se une a um tema em comum, porém cada disciplina tratará do tema de acordo com suas metodologias e abordando conteúdos pertinentes à matéria em questão, os resultados serão individuais e os alunos terão conhecimentos amplos e diversificados sobre o tema trabalhado. 

Já na interdisciplinaridade, os alunos trabalham um tema em comum nas diferentes disciplinas, para chegar em um resultado colaborativo no final. Existe a integração das diferentes áreas do conhecimento, como em uma feira cultural em que todo o conhecimento adquirido está sendo utilizado em um projeto com um objetivo em comum. A interdisciplinaridade auxilia na criação de soluções para um determinado problema, unindo as áreas do conhecimento.

A multidisciplinaridade é uma formação mais generalista, podendo ser explorado diferentes assuntos do mesmo tema, tornando mais individual e independente. O conteúdo trabalhado é o mesmo, porém não há transitoriedade, não há integração ou colaboração entre disciplinas. 

A interdisciplinaridade é mais focada em um assunto do tema em comum, sua formação é mais específica, abordando apenas um aspecto dele, para uma colaboração final, ou seja, cada disciplina depende da outra. 

Implementar uma dessas ou as duas metodologias, de acordo com a necessidade, trará mais dinamismo, amplitude de conhecimentos e colaboração aos alunos. O tipo de abordagem pedagógica pode trazer sentido ao processo de ensino-aprendizagem,  aproximá-los dos conteúdos. Além disso, proporcionam diferentes maneiras de compreensão e prepara o aluno para certas situações do dia a dia.

Referências bibliográficas:

Arquer

Blog UCEFF

Canal do Ensino

Deixe um comentário