Professores, escola, pais e responsáveis

A comunicação é uma das bases mais importantes para uma relação. Seja ela qual for, uma comunicação clara e frequente é capaz de solucionar problemas e fortalecer os alicerces entre as partes. Além de ser importante para as relações, a comunicação é fundamental para a evolução humana.

Na escola, quando há comunicação entre professores, pais e responsáveis, contribui-se para o desempenho do estudante. Porém, muitas vezes essa comunicação não acontece de maneira clara e frequente, prejudicando todos os envolvidos.

Não se pode achar que os papéis e responsabilidades para com os estudantes se resume apenas aos professores ou apenas aos pais e responsáveis. Ambas as partes devem manter uma comunicação clara e frequente. 

 

Qual a importância de manter uma clara e frequente comunicação?

Quando falamos de crianças e adolescentes na fase escolar, pais e responsáveis devem se aliar com a escola e manter uma comunicação frequente com os professores. Sem comunicação, os problemas que aquele estudante pode vir a ter serão negligenciados e seu desenvolvimento e desempenho prejudicados. 

Além disso, a comunicação garante que todos estejam informados e a par dos acontecimentos da escola, como o estudante está se desenvolvendo, o que precisa mudar ou o que está dando certo. 

Na escola, é importante que tudo o que afeta o estudante seja informado aos pais e responsáveis, como a troca de um professor e a atualização dos materiais didáticos. É importante que seja apresentado qual método de ensino aplicado em sala de aula. 

Tanto os pais e responsáveis quanto os professores devem entrar em contato sempre que houver necessidade, a comunicação não precisa e não deve ficar restrita apenas a comunicados formais. Qualquer situação em que o estudante precise de atenção ou quando houver dúvidas devem ser informadas. Elogios e/ou sugestões também são válidos, assim tanto o desempenho do estudante quanto o da escola serão beneficiados. 

É importante que os professores deem atenção quando os pais e responsáveis informam algum problema envolvendo seus filhos, assim como também é importante que os pais e responsáveis deem atenção ao que professores relatam envolvendo o estudante. Assim, os problemas podem ser solucionados tanto em casa quanto na escola, de maneira eficaz, com uma comunicação clara e frequente. 

Se na escola o estudante estiver apresentando certa dificuldade com alguma matéria, o professor pode informar aos pais e responsáveis, alertando sobre o problema. E se os pais e responsáveis perceberem dificuldade do filho com algum método de ensino, também deve ser informado na escola. E até que o problema seja resolvido, essa comunicação, a troca de informações, deve ocorrer para acompanhar o andamento da situação. Assim, todos se tornam conscientes de seus papéis.

O desempenho do estudante só fluirá se seus pais e responsáveis acompanharem seu dia a dia na escola e seus professores souberem como é sua rotina em casa. Isso tudo só será possível com comunicação.

Uma comunicação clara e frequente diminui dúvidas e informações equivocadas, atenuando as chances de mal-entendimentos e contribuindo para uma boa relação entre professores, pais e responsáveis. Essa comunicação pode ser feita através de linguagem escrita, com um bilhete na agenda do estudante, comunicação digital ou com uma reunião.

A relação é fortalecida ainda mais quando essa comunicação entre professores, pais e responsáveis tem a participação de gestores e coordenadores da escola, pois dependendo da situação, a participação de todos é essencial.  

É importante que a escola organize eventos em que os pais e responsáveis possam participar, além de reuniões regularmente, assim assuntos mais complexos poderão ser discutidos, além de ser mais fácil para professores, pais e responsáveis dialogarem sobre sugestões e ideias. É importante que a escola dê abertura para feedbacks.

A Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos)  desenvolveu projetos e atividades voltadas para a “Família na escola”, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre escola, professores, pais e responsáveis e ajudar no desenvolvimento escolar de crianças. Esses projetos são: Projeto Ciranda do Aprender, com atuação em Poços de Calda (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA), que reconhece a importância da atuação integrada da família e da escola, abordando temáticas como “Trabalho com famílias” e o Projeto Escola no Campo, presente em 164 municípios brasileiros, que mostra os benefícios de aproximar a relação entre família e escola. 

Para conferir os projetos completos, acesse o site da Fundação Abrinq.

Inúmeras situações podem afetar o rendimento do estudante, podem ser tanto problemas pessoais, com a família, quanto alguma situação dentro da própria escola. Cabe aos professores, pais e responsáveis prestar atenção e abrir a comunicação, desta forma, diversas barreiras e obstáculos serão rompidos, permitindo segurança e confiabilidade, e que professores possam acompanhar o estudante de maneira individualizada e seus pais e responsáveis consigam sanar os problemas dentro de casa.

Hoje em dia, a comunicação digital está cada vez mais presente, e com uma mensagem pelo celular fica mais fácil resolver assuntos rápidos, enviar lembretes e, se o estudante for uma criança, é interessante que o professor compartilhe com os pais e responsáveis como está sendo a rotina da criança em sala de aula, principalmente quando há algum evento na escola. 

Ao executar uma comunicação e buscar formas de mantê-la clara e frequente entre escola, professores, pais e responsáveis, todos conseguem sanar dúvidas, conhecer as particularidades um do outro, tomar ciência sobre quais são as respectivas expectativas e agirem em conjunto para solucionar os problemas que se sucederão com os estudantes. 

Não apenas problemas podem ser comunicados, mas a escola também pode informar aos pais e responsáveis sobre como realizam as atividades em sala de aula, novas aquisições que serão benéficas, novas implementações e sobre todos os seus atrativos, assim, pais e responsáveis se sentirão confortáveis e seguros, pois tomam conhecimento das estruturas da escola em que seus filhos estão estudando. Também, contribui para que professores, escola, pais e responsáveis mantenham uma comunicação clara, frequente e mais leve. 

E para que a comunicação da escola e professores com os pais e responsáveis seja clara e frequente, é essencial que haja uma comunicação interna na escola entre os gestores, coordenadores e professores. Para as informações serem passadas adiante, é importante que todos da escola estejam cientes das ações a serem tomadas, assim, quando os pais e responsáveis solicitarem alguma informação ou esclarecimento de dúvidas, todos estarão em concordância e não haverá conflito nas informações.

Dessa forma, todos se beneficiarão com essa comunicação, pois evitam-se situações desagradáveis. A escola saberá dos pais e responsáveis, por exemplo, quem pode ou não pode buscar o estudante e qual medicamento pode ou não pode ser administrado. Os pais e responsáveis saberão da escola e professores como seu filho está se comportando em sala de aula, se ele apresenta alguma dificuldade em seu desempenho e aprendizado e se precisará de reforço, se haverá algum evento na escola. Assim, todos darão a devida atenção às situações que envolvem o estudante, a escola, os professores, pais e responsáveis e cada um saberá como agir. 

Essa parceria e preocupação com a comunicação para levar informações, atender as expectativas e um atendimento de qualidade, podem ser facilitados com a tecnologia. Hoje, além de mensagens pelo celular, existem aplicativos onde escola, professores, pais e responsáveis podem se comunicar e trocar informações. 

Portanto, uma comunicação clara e frequente entre escola, professores, pais e responsáveis garante sucesso no desempenho do estudante, troca de informações importantes, confiabilidade e estreitamento de laços com ambas as partes. Sem a comunicação, os problemas só se acumularão e será mais difícil resolvê-los. 

 

Referências:

blog.elevaplataforma.com.br

educador.brasilescola.uol.com.br

escolaemmovimento.com.br

www.fadc.org.br

gestaoescolar.org.br

meuartigo.brasilescola.uol.com.br