Na última quarta-feira (01), o Sistema ETAPA Público, em parceria com a Secretaria de Educação de Congonhas-MG, inaugurou seu primeiro laboratório, o ETAPA maker – um espaço repleto de tecnologia e ferramentas para aprimorar ainda mais o ensino dos alunos da rede pública.

A ação se trata de dar mais liberdade para que os alunos criem projetos e soluções variadas. Inclusive, é importante dizer que o conceito de cultura maker vem como uma extensão do famoso ‘Do It Yourself’, ou seja, ‘Faça Você Mesmo’.

E é possível dizer que essa facilidade tecnológica, bem como a autonomia oferecida pela parceria, é algo inédito para muitas crianças, como reforça o Prefeito de Congonhas, Doutor Cláudio Antônio de Souza, que estava presente na inauguração:

“Esse método pode contribuir na formação do comportamento de inovação e criatividade das crianças. É a oportunidade de colocar para um aluno do sistema público algo que ele raramente teria acesso nessa idade e nesse momento da vida dele.”

Ademais, toda a estrutura do laboratório de criatividade e inovação foi feita dentro de um container, que está localizado na Rua Maria Dias, de frente com a Secretaria de Educação do município, que é uma localização privilegiada, já que está, praticamente, na entrada da cidade e é facilmente acessada pelos alunos.

No interior do espaço maker, os estudantes terão acesso a itens como:

  • Impressora 3D;
  • Máquina de corte laser;
  • Máquina de costura;
  • Torno;
  • Computadores;
  • Entre outros materiais.

Essa ação, sem dúvidas, visa oferecer aos alunos um universo novo, assim como algo que servirá de auxílio durante toda a jornada do conhecimento, ainda mais pela modernidade que vivemos hoje, como explicou o Secretário de Educação da cidade, Rodrigo Mendes:

“Essa é uma geração tecnológica, então não dá para se apegar apenas àquela educação do passado, uma vez que hoje a educação pede essa transformação. É claro que não dá para esquecer o tradicionalismo, mas aliado a essas tecnologias que, com certeza, vão agregar e muito para o município.”

Além disso, a parceria entre o Sistema ETAPA Público e a Secretaria de Educação de Congonhas vai atender cerca de 7.500 alunos. Inclusive, essa ação vai além do Laboratório Maker, chegando à sala de aula, com a disponibilização de material didático em 30 escolas, para alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental anos finais.

Isabela Lobo, assessora técnica jurídica da Secretaria de Educação, que estava visitando o espaço, falou um pouco sobre a importância do material na mão de cada aluno, inclusive comparando cenários:

“Tenho certeza que essa ação vai dar acesso e sensação de pertencimento às crianças. Eu estudei em escola pública e o material a gente ia passando de um para o outro, mas agora essas crianças terão seus próprios materiais em mãos.”

Analisando tudo o que foi dito até o momento, é certo dizer que tanto o material didático quanto a tecnologia oferecida são fortes aliados, já que as crianças poderão trabalhar os projetos anualmente.

Além disso, o Sistema ETAPA Público utiliza a metodologia de Espiral Crescente, que é algo dinâmico e progressivo, no qual os conteúdos serão passados, repassados e aprofundados, o que ajudará na fixação dos conteúdos. Junto disso estará a parte prática, da mão na massa.

Reforçando essa linha de teoria e prática, o professor de informática do município, Leandro Marcos, que passou por uma capacitação com a equipe do Sistema ETAPA Público para auxiliar os estudantes no ETAPA Maker, falou mais sobre o tema:

“Com relação aos alunos, com certeza, isso vai fazer com que eles tenham uma vontade a mais pela instrução, porque eles vão estar estudando e aprendendo na prática. Eu como professor, comecei a imaginar algumas coisas que vou poder trabalhar com os alunos, por exemplo, ângulo, espelho. Então, com certeza isso vai facilitar para o aluno o entendimento daquele conteúdo.”

Ou seja, não restam dúvidas que a parceria firmada é um acréscimo significativo para o cenário da educação. Isso porque a cultura maker – que está conectada às metodologias ativas – é capaz de proporcionar novos caminhos para a aprendizagem.

E quando analisamos o que foi dito dentro do cenário da educação pública de Congonhas, as novidades são ainda mais bem-vindas, como relata a Assessora Técnica da Secretaria de Educação, Nizelle Dutra:

“Quando nós falamos de ensino público, essa é uma mudança muito grande, porque eu posso te afirmar que 80% das nossas crianças não têm esse acesso à tecnologia. Então, esse é um ganho enorme para elas, é uma inserção nesse mundo tecnológico.”

Ademais, no dia da ação, diversas crianças das escolas municipais estiveram presentes e, no local, puderam, além de visitar o container, ter acesso a peças feitas nas máquinas disponíveis, por exemplo, quebra-cabeças, chaveiros e esculturas.

E é claro que os olhos dos pequenos brilharam com tantas opções, principalmente para aqueles que já sonhavam com o acesso facilitado a certos itens, como é o caso da aluna do 7º ano, Fernanda, de 12 anos:

“O que mais me deixou interessada foi a máquina de costura, porque meu sonho é ser estilista, fazer roupas e ajudar as pessoas que mais necessitam com isso.”

Por fim, esse é apenas o começo de todos os frutos que essa parceria gerará para a educação de Congonhas. Com a disponibilização do ETAPA Maker, as crianças terão maior desenvolvimento educacional, assim como os professores poderão inovar em suas didáticas!

Deixe um comentário