É importante que o professor consiga trabalhar estratégias pedagógicas em sala de aula, para suprir as dificuldades dos seus alunos.

O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) é um transtorno neurobiológico, que muitas vezes já é percebido e diagnosticado na infância, porém há pessoas que só descobrem que possuem TDAH já adultas. 

Na escola, alunos com TDAH apresentam mais dificuldades de aprendizagem do que os outros alunos, por isso, muitas vezes o professor precisa ter uma atenção especial com quem tem TDAH em sala de aula.

Além dessa atenção especial, o professor precisa saber lidar com o TDAH, pois ele se apresenta de diferentes maneiras e em graus diferentes, sendo assim, é importante que o professor, juntamente com a escola, busquem informações para suprir as necessidades dos alunos com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. 

Esse transtorno se apresenta em três tipos, são eles:

  • TDAH do tipo Desatento;
  • TDAH do tipo Hiperativo-Impulsivo;
  • TDAH do tipo Misto.

Na escola, o rendimento desses alunos pode ser prejudicado, por não conseguirem se manter focados por muito tempo, não conseguirem assimilar os conteúdos e possuírem falhas de memória.

Algumas características comuns:

  • Dificuldade em memorizar;
  • Dificuldade em se expressar;
  • Dificuldade em manter o foco;
  • Dificuldade na assimilação;
  • Dificuldade em seguir regras e instruções;
  • Dificuldade em iniciar em terminar tarefas;
  • Agitação;
  • Desorganização.

Por isso, é importante que o professor consiga trabalhar estratégias pedagógicas em sala de aula, para suprir as dificuldades dos seus alunos.

Como lidar com o TDAH na escola?

Para auxiliar o professor, apresentamos 5 estratégias pedagógicas para trabalhar em sala de aula:

  1. Como alunos com TDAH perdem o foco com facilidade, é importante arrumar a sala de aula em uma disposição estratégica, para que o aluno não fique perto de elementos que possam distraí-lo. É aconselhável que ele fique longe das janelas e portas. 
  2. Para que o professor consiga acompanhar melhor o desempenho do aluno, ele deve se sentar perto da mesa do professor.
  3. O professor pode sinalizar para o aluno com a voz e de maneira gestual para que o aluno saiba quando uma atividade se inicia ou termina.
  4. O professor pode ver a possibilidade do uso de tecnologias como, computadores, vídeos etc, para que ajude no foco e na atenção do aluno;
  5. Respeitar o tempo de cada aluno para o término de alguma atividade e provas. 

Essas 5 estratégias podem ajudar o professor a lidar com o TDAH em sala de aula, mas é importante a busca contínua por informações e novas estratégias, e sempre adaptar alguma metodologia de acordo com a necessidade do aluno.

Referências Bibliográficas

Associação Brasileira do Déficit de Atenção

Associação Brasileira do Déficit de Atenção

Portabilis

Jorna Edu

Zenklub

Deixe um comentário