É preciso ter um plano pedagógico que engloba toda a escola, desde os alunos até os funcionários.

A volta às aulas é um momento bem agitado, em que a escola se prepara para iniciar mais um ano letivo e receber novamente seus alunos. A equipe escolar se empenha para que tudo saia como planejado, se organizando alguns dias antes de iniciar as aulas. 

É importante que além de dar as boas vindas aos atuais e novos alunos e professores, é preciso ter um plano pedagógico que engloba toda a escola, desde os alunos até os funcionários.

Por isso, é necessário sempre pensar em como se preparar para o início do ano letivo, pois a cada ano, novos desafios aparecem e a escola precisa estar preparada para lidar com todas as situações. Um bom exemplo é a pandemia, muitas escolas tiveram que se adaptar a um formato de aula e atendimento diferentes e pensar em um planejamento para o início das aulas após a flexibilização.

Pensando em diferentes situações e adversidades, a escola precisa estar preparada para voltar aos trabalhos de maneira segura e produtiva. Para começar o ano letivo, algumas coisas podem ser feitas como:

  • Reunião:

É importante realizar a primeira reunião do ano antes da volta às aulas, para um alinhamento e debater sobre o cronograma escolar durante o ano letivo, como serão distribuídas as turmas e as grades curriculares com os horários dos professores e tudo o que envolve o cronograma escolar e a apresentação de algum membro novo da equipe pedagógica.

  • Aula inaugural: 

Como o começo do ano letivo é marcado por novos alunos na turma, os professores podem planejar uma aula inaugural para integrar os alunos em sala de aula, além de preparar atividades que auxiliem no engajamento da turma após retornarem do descanso das férias.

  • Recepção de boas vindas:

No primeiro dia de aula, a equipe escolar, um coordenador e/ou gestor pode ficar no portão para receber os alunos, é uma forma de acolher e receber bem os alunos, mostrar proximidade e passar uma boa impressão para os pais e alunos.

  • Apresentação da equipe pedagógica:

Quando há uma mudança no quadro de professores ou profissional da secretaria, é importante que no primeiro dia de aula já sejam apresentados aos alunos, além disso, também é necessário que os pais também tenham conhecimento dos novos professores de seus filhos.

A preparação para a volta às aulas é de extrema importância, pois é necessário que a escola esteja alinhada com as leis que afetam a educação, por isso é preciso que toda a equipe pedagógica esteja sempre atualizada para saber se houve e se terá alguma mudança nos protocolos de ensino. Além disso, uma escola preparada para o início do ano letivo funciona melhor, transmite segurança e consegue alinhar e alcançar as metas necessárias.

Referências bibliográficas:

Nova Escola

Supera Neuroeducação

Deixe um comentário