A formação continuada é a busca por mais conhecimento e qualificação profissional.

Todos os aspectos da vida mudam, a sociedade está em constante transformação, as necessidades vão se modificando e a educação vai se moldando para atendê-las. Cada geração pensa, age e possui uma demanda diferente e cabe à escola acompanhar essas mudanças.

Novos saberes, novas maneiras de ensinar, novas metodologias e estratégias de ensino vão surgindo a cada passo da evolução ou a cada vez que se faz necessário. E para que o conhecimento continue chegando aos alunos, escolas e professores devem investir em aperfeiçoamento, no aprendizado de novas tecnologias que agregarão no processo de ensino-aprendizado e se manterem atualizados sobre temas pertinentes à educação.

Para que se mantenha a qualidade e eficiência do ensino, é preciso uma certa adaptação a novas realidades e ao modo de ser das novas gerações, por isso a importância das formações continuadas aos professores. Dessa maneira, será garantida a continuidade e fluidez do ensino, além de dar a possibilidade de novas oportunidades no mercado de trabalho, aperfeiçoamentos e valorização dos docentes.

A formação continuada é a busca por mais conhecimento e qualificação profissional que podem ser obtidos em cursos, formações acadêmicas como pós-graduações e MBA, eventos, workshops, palestras e até mesmo por conta própria com materiais didáticos e conteúdos online, o importante é estar em constante processo de aprendizagem e buscando maneiras de atender as necessidades na educação. 

Quando os professores buscam seu desenvolvimento profissional, eles:

  • Adquirem mais experiência
  • Conseguem dominar e aplicar o uso de tecnologias em suas aulas
  • Entram em contato e aprendem novas metodologias e estratégias pedagógicas
  • Aperfeiçoam e desenvolvem habilidades e competências pedagógicas 
  • Melhoram o relacionamento em sala de aula 
  • Conseguem aplicar processos de avaliação mais eficazes.

A formação continuada possibilita vários benefícios a toda equipe escolar:

  • Aperfeiçoamento profissional dos docentes
  • Objetivos pedagógicos alinhados entre escola e professores 
  • Qualidade no ensino
  • Professores e alunos mais motivados
  • Aperfeiçoamento do ensino 
  • Conhecimento sempre atualizado 
  • Diferencial e valorização da instituição de ensino 

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) já reconheceu a necessidade de formação continuada e já torna obrigatório que escolas e professores invistam em capacitação profissional para melhorar o desempenho pedagógico. Foi feita uma proposta à Base Nacional Comum Curricular, que oferece uma formação para o conhecimento e valorização do professor para a educação básica, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino.

A proposta é um documento que mostra as habilidades e capacidades que os professores precisam desenvolver, os conteúdos que precisam dominar para ensinar e como é o funcionamento do curso oferecido.

A Secretaria de Educação pode oferecer oportunidade e possibilidade de formação continuada, pois é ela a responsável pela gestão da educação de um município. Sua atuação pode ocorrer de diferentes maneiras para garantir a qualidade no ensino, podendo contratar profissionais para ministrar cursos e palestras, fornecer estrutura e condições para a instituição investir em capacitação do corpo docente. 

É importante que as instituições e a Secretaria de Educação estejam sempre a par das necessidades dos professores e alunos, para que nunca falte incentivo à educação. A formação continuada é uma ferramenta para aumentar a qualidade do ensino e deixar os profissionais ainda mais preparados para as mudanças e transformações na educação. 

 

Referências bibliográficas:

Portal Mec

Proesc

Tutor Mundi

Trivium

Deixe um comentário