Para que os contratempos não atrapalhem o andamento do calendário pedagógico, a escola precisa ter sempre em mente possíveis situações que fujam da rotina, para que a solução possa ser elaborada de maneira rápida.

É comum e necessário realizar um planejamento escolar e definir o calendário pedagógico para cada ano letivo, para que tudo saia conforme o cronograma da escola, a fim de atender as necessidades dos pais, alunos e toda equipe pedagógica.

O calendário pedagógico é como um norteador das atividades escolares, para que todos tenham conhecimento dos acontecimentos e consigam se organizar, por isso é muito importante segui-lo, assim alunos, pais e professores, além de toda a escola, conseguem executar suas atividades sem faltar com nenhuma delas. 

Após ser definido pela gestão, o calendário pedagógico deve ser repassado pelo secretário ou coordenador a todos, dessa maneira, é possível que professores possam planejar suas aulas e elaborar atividades e os alunos consigam se organizar de acordo com o calendário, evitando perder dias de provas ou atividades que valem nota.

Porém, mesmo com tudo planejado e definido, situações inesperadas acontecem e é importante que a escola esteja preparada para atender a imprevistos em meio ao calendário pedagógico.

Entretanto, é possível sim se planejar ou criar um plano de ação no momento do imprevisto.

A seguir, alguns possíveis imprevistos e como lidar com eles:

Como já mencionado, a pandemia afetou a todos e fizeram as escolas repensarem seu calendário pedagógico. Em cenários como esse, com a necessidade de aulas online, é preciso organizar uma estratégia para a realização de atividades, aulas e fazer o acompanhamento do desempenho dos alunos. A escola pode realizar as aulas e atividades em alguma plataforma. 

Caso algum aluno não possa acessar o computador, crie um canal de comunicação pelo celular por mensagens e áudios, além disso, também podem ser enviadas atividades impressas ao aluno. Outra possibilidade é a escola disponibilizar algum aplicativo de celular para atividades. 

Porém, é importante que os professores e a escola conheçam a realidade de cada aluno, para que assim possam achar soluções baseadas em suas necessidades.

No calendário pedagógico estão as informações de datas de provas e é comum que alguns alunos faltem e acabem perdendo avaliações, o que pode muitas vezes atrasar o cronograma do fechamento de notas. Por isso, na falta de alunos no dia de avaliações, é importante que a escola tenha no calendário uma segunda chamada para elas, um segundo dia e última chance para que o aluno realize a prova. Dessa maneira, os professores conseguem se organizar no fechamento de notas e diário de classe.

Em sala de aula, o professor precisa lidar com diferentes perfis de alunos e muitas vezes ele pode enfrentar um problema de defasagem escolar. Esse tipo de situação também pode atrasar o calendário pedagógico. O professor precisa conhecer a dificuldade de cada aluno para saber qual melhor método aplicar e seguir com o cronograma.

Para estar prevenida, é fundamental que em todo início de ano letivo a escola tenha realizado uma reunião de planejamento com toda a equipe pedagógica antes da volta às aulas, assim todos os pontos importantes serão levantados e ideias para melhorias serão sugeridas. 

É no planejamento de início de aulas que o calendário pedagógico é passado à escola, nele contém todas as informações gerais. Além disso, nessa reunião organizada pela gestão, diversas questões que afetem o calendário precisam ser abordadas já com algum plano de ação, para que durante o ano a escola esteja preparada para os imprevistos que podem ocorrer e manter o bom funcionamento e a qualidade do ensino.

 

Referências bibliográficas:

Clip Escola

Prova Fácil

Problemas e soluções das escolas segundo comunidades escolares

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