A escola tem um papel importante com esses jovens e crianças, para que todos se sintam confortáveis, a equipe pedagógica precisa introduzi-los à rotina escolar e promover uma interação com os colegas de classe.

Seja no início ou no meio do ano, sempre há a entrada de alunos novos na escola, e muitas vezes esses novos integrantes de sala de aula podem se sentir um pouco deslocados e receosos com o novo ambiente e pessoas que ainda não possuem afinidade. Porém, para que haja um ambiente harmônico e o bem estar de todos, é importante o incentivo à integração dos novos alunos.

A escola tem um papel importante com esses jovens e crianças. Para que todos se sintam confortáveis, a equipe pedagógica precisa introduzi-los à rotina escolar e promover uma interação com os colegas de classe, assim eles terão conhecimento das regras da instituição e farão amizades. 

O professor é a pessoa que conhece melhor os alunos, pois é ele que passa mais tempo com eles e está diariamente em sala de aula, porém ele precisa do auxílio de toda a equipe escolar para a integração de novos alunos.

Para que os novos alunos se adaptem da melhor forma, é possível adotar algumas ações antes e depois de sua chegada, são elas:

  • Interação com os pais:

Ao realizarem a matrícula, a escola pode mostrar interesse em conhecer esse aluno pela perspectiva dos pais. Dessa maneira, a escola pode receber informações importantes que ajudarão a lidar com a criança ou jovem, como: se ela possui alguma dificuldade, como é a rotina em casa, entre outras informações, assim é possível ter uma abordagem um pouco mais assertiva na hora de receber o novo aluno. Além disso, é importante também conversar com o próprio aluno para conhecê-lo ainda melhor.

  • Apresentação da escola:

É importante que os novos alunos conheçam as instalações da escola e quais os locais que serão frequentados por eles. Para isso, o coordenador, ou até mesmo um dos alunos veteranos de escolha do professor, podem acompanhar a visita pela escola.

  • Apresentação dos novos alunos:

Além da instituição, os alunos precisam conhecer a equipe pedagógica. O coordenador e o diretor da escola podem se apresentar e avisar aos professores sobre a entrada de novos alunos, assim, ao entrar em sala de aula, o professor pode se apresentar e apresentar a turma.

  • Demonstre estar acessível:

Em sala de aula, o professor terá a tarefa de receber um aluno novo em suas aulas, então é importante que o professor esteja acessível e disponível para auxiliá-lo no que ele precisar, para que consiga acompanhar as disciplinas como o resto da turma. Além disso, o professor pode ajudar na integração com os colegas de classe. O coordenador e o diretor da escola também precisam se disponibilizar para atender aos alunos.

  • Promoção de atividades dinâmicas:

Em seu primeiro dia de aula, alunos novos podem se sentir tímidos e deslocados. Para que eles consigam se adaptar, o professor pode promover atividades dinâmicas que incentivam a interação entre a classe e incentivar os alunos veteranos a se aproximarem dos novatos na hora do intervalo. 

É preciso ter uma atenção especial no início para que os alunos novos consigam se destravar, criar laços com os outros colegas e começarem a acompanhar o ritmo em sala de aula. A chegada em uma nova escola pode não ser tão fácil para um jovem ou criança, e o processo de adaptação pode demorar ou não, depende de pessoa para pessoa, porém é importante ter paciência e se mostrar acessível para orientar, acolher e tirar dúvidas dos novos alunos. 

Referências bibliográficas:

Aquarela Parques

Árvore

Travessa Educacional

Deixe um comentário