Crianças com TDAH são inteligentes e conseguem se desenvolver, mas para que isso ocorra, é necessário que essas crianças recebam o devido acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, além de terem um ambiente escolar preparado e adaptado para as suas necessidades.

Durante todo o ano letivo, os professores lidam com diversos tipos de alunos, alguns apresentam mais ou menos dificuldades de aprendizado, alguns são desatentos, outros já se concentram mais, ou seja, a realidade em sala de aula para um professor é lidar com diferentes perfis de alunos e ministrar aulas de modo com que todos consigam aprender e acompanhar os conteúdos. Porém, nos casos de alunos que apresentam um nível elevado de dificuldade no aprendizado, pode se tornar um desafio para o professor.

Muitos podem ser os motivos para certos comportamentos desatentos, agitados ou agressivos, por isso é importante que pais e professores estabeleçam uma comunicação, para que ambas as partes acompanhem o desempenho da criança na escola.

Quando o motivo por trás do comportamento hiperativo da criança for TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), é importante redobrar a atenção e que ela receba auxílio de profissionais multidisciplinares das áreas da psicologia, medicina e pedagogia.

De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade “é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção)”.

Crianças com TDAH podem ter seu desempenho escolar prejudicado se não receberem a devida atenção. Elas costumam apresentar dificuldades em memorizar as coisas, processar informações, desatenção, desorganização e agitação. Sendo assim, essas crianças possuem um processo de aprendizado mais lento, porém, elas têm total capacidade de aprender, crianças com TDAH são inteligentes e conseguem se desenvolver, mas para que isso ocorra, é necessário que essas crianças recebam o devido acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, além de terem um ambiente escolar preparado e adaptado para as suas necessidades.

E como lidar com crianças com TDAH? A seguir listamos 5 estratégias para utilizar em sala de aula:

  1. Repetição:

Após as instruções para a elaboração de alguma atividade, o professor deve pedir para que o aluno repita o que foi explicado ou que converse com algum colega sobre o que foi instruído. Dessa maneira, ajudará na memorização e fixação de informações.

  1. Reforço positivo:

Como crianças com TDAH apresentam certa dificuldade no aprendizado, é importante sempre manter o incentivo na realização de tarefas e dos estudos. Por isso, quando o aluno conseguir realizar e concluir alguma tarefa solicitada, o professor pode fazer algum elogio, premiar com alguma estrelinha no caderno, sempre reforçando positivamente seu desempenho. A importância de trabalhar a autoestima desses alunos é fundamental para o processo de aprendizagem.

  1. Aulas diversificadas:

É muito importante estimular as crianças com TDAH para que consigam se desenvolver, por isso, o professor deve encontrar maneiras diferentes de conduzir as aulas, como, trazer materiais diversos para trabalhar em sala de aula, explorar recursos visuais e digitais, inserir aulas práticas e utilizar técnicas de aprendizagem ativa, para incentivar a autonomia dos alunos. Trabalhar com material concreto é de suma importância, esses alunos são muito visuais, eles conseguem aprender e memorizar quando faz sentido, ou seja, quando enxergam o processo (a atividade).

  1. Movimento:

Crianças com TDAH podem não conseguir permanecer por muito tempo no mesmo lugar, na mesma posição, ficam inquietas e para auxiliar no comportamento hiperativo, ajudando com que o aluno não se estresse, o professor pode solicitar que ele o ajude em certas tarefas em sala de aula, como apagar o quadro, ajudar a distribuir atividades para a turma, ou até mesmo permitir em certos momentos que o aluno tenha uma pausa para ir ao banheiro ou beber água. Essa pausa, é importante para que a criança consiga voltar para seu foco, o auxilia a ter mais concentração em suas atividades. Dependendo do grau de agitação, a criança sofre com um stress; a criança saindo do ambiente stressor ela consegue voltar com mais foco, mesmo que curto, para suas atividades.

  1. Sala de aula adaptada:

Para evitar distrações, é importante que o professor organize a sala de aula de maneira a incentivar o foco do aluno, por isso, a disposição de sua carteira não deve estar próxima a porta e as janelas. E para um melhor acompanhamento de seu desempenho, o aluno deve sentar próximo ao professor.

Como já mencionado, mesmo com um aprendizado um pouco mais lento, as crianças com TDAH têm potencial de aprender e são muito inteligentes, por isso o incentivo deve ser constante. Em sala de aula, o professor deve sempre estar próximo do aluno, ajudando e auxiliando em seu processo de aprendizagem, respeitando o seu tempo, encontrando maneiras diferentes de ministrar as aulas, para que o entendimento dos conteúdos se torne mais fácil.

Além disso, a comunicação com os pais do aluno é essencial, o desempenho e desenvolvimento da criança devem ser acompanhados por todos, dessa maneira, ela terá mais suporte.

Referências Bibliográficas

cpt

institutoneurosaber

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