Cidades inteligentes fazem escolhas inteligentes.

O mundo tem passado por transformações cada vez mais velozes e determinantes, fazendo com que incertezas recaiam sobre os maiores especialistas em desenvolvimento humano e social. Desastres ambientais, riscos de pandemias, rápidas mudanças e avanços tecnológicos, aumento populacional… as variantes são certamente numerosas.

O único aspecto que é consenso universal como melhor medida para as adversidades é o investimento em Educação. A atenção e dedicação para com esta área começam a trazer algumas certezas para um cenário em constante variação.

A Educação tem a ver com o preparo do cidadão para capacitá-lo a pensar crítica e construtivamente para a vida. O conhecimento faz com que sua capacidade de adaptação às adversidades seja melhor e mais eficiente, garantindo uma mente rápida e estratégica.

Por isso, escolher como será o ensino fornecido pelo município é de enorme responsabilidade. Essa escolha diz respeito a como a gestão da cidade enxerga o desenvolvimento humano, sendo parte integral do investimento das cidades inteligentes.

Quanto maior o comprometimento da gestão municipal com Educação de qualidade, mais presente ela estará na construção de um futuro melhor.

Educação inteligente traz o futuro para o agora!

Cada vez mais independentes e autossuficientes, as crianças que vivem a era tecnológica apresentam características bastante inovadoras.

Por isso, qualquer sistema de ensino deve acompanhar esse desenvolvimento tecnológico e proporcionar às crianças e jovens uma aprendizagem totalmente voltada para os dias atuais, para as novidades que surgem, possibilitando um processo de conhecimento mais dinâmico e divertido.

O sistema de ensino ETAPA Público apresenta soluções em seu portfólio de produtos e serviços, trazendo um conjunto de ferramentas que proporcionam atingir esses objetivos de uma forma eficiente.

ETAPA Maker

A tecnologia trouxe recursos cada vez mais dinâmicos e modernos para aprimorar o aprendizado. Crianças e jovens já vivem em ambientes tecnológicos, sendo preciso acompanhar as inovações para integrar as novidades ao dia a dia da escola.

A solução encontrada pelo ETAPA Público passa por dinamizar o processo de aprendizado, preparando os professores para captar a atenção das crianças promovendo oportunidades de prática do conhecimento.

O ETAPA Maker é um espaço projetado para criação de propostas por meio da cultura “faça você mesmo”. Desenvolvido por professores e colaboradores do Grupo ETAPA Educacional, o espaço traz a oportunidade de desenvolvimento da criatividade de todos, construindo e elaborando novos projetos.

Agora, imagine só poder transformar ideias e projetos num produto? 

A partir de ideias colaborativas de criação, junto ao uso de ferramentas de fabricação digital, é possível materializar um projeto. No espaço existem diversos equipamentos disponíveis para a utilização em todas as etapas: impressoras 3D, cortadoras a laser, fresadoras CNC, capela para pintura, computadores com software de desenho digital CAD e 3D, equipamentos de eletrônica e robótica, torno e fresa mecânicos, além de ferramentas de marcenaria e mecânica. 

O ETAPA Maker é um laboratório que desenvolve competências, coloca em prática teorias aprendidas em sala e traz todo encantamento ao processo de aprendizagem. 

Para disponibilizar o laboratório ETAPA Maker para os municípios parceiros, o ETAPA estruturou tudo isso no espaço de um contêiner, possibilitando a movimentação dos equipamentos e alocação em espaços mais limitados.

O projeto é equipado com janelas amplas, possibilitando aos alunos assistirem e compartilharem projetos de professores e colegas. Além disso, o contêiner ainda conta com revestimento termo-acústico e ar-condicionado, tornando o ambiente aprazível e acolhedor.

Desenvolvimento e tecnologia andam de mãos dadas

Nos últimos tempos que vivenciamos devido à pandemia de Covid 19, nos vimos frente ao desafio de integrar a tecnologia a praticamente todos os aspectos da nossa rotina, e isso aconteceu também com a Educação das crianças.

O universo da Educação precisou se adequar às novas regras e necessidades, em nome do aproveitamento e da eficácia. Por isso, o ETAPA Público trouxe propostas rápidas e soluções assertivas para que o processo fosse o menos traumático para alunos e professores.

Foi desenvolvida uma plataforma, que também está disponível em versão aplicativo para celulares com sistemas Android e iOS, em que professores, alunos e responsáveis podem desfrutar das melhores ferramentas de facilitação do ensino a distância.

Mesmo com o relaxamento das normas de segurança e a volta das aulas presenciais, a plataforma tornou-se excelente aliada para o processo de ensino-aprendizagem. Com apostilas em versão digital, as matérias trazem links com vídeos pertinentes a cada assunto, contando com explicações interativas e levando a modernidade ao alcance dos estudantes do sistema público de ensino.

Além disso, os alunos, responsáveis e professores poderão acessar videoaulas, banco de questões e músicas, além de outras ferramentas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. 

Esse ambiente digital ainda oferece um meio para publicação de notícias e avisos, envio de comunicados, acesso ao boletim para acompanhamento, visualização das presenças, jogos e calendários. As facilidades são múltiplas.

Os professores ainda contam com um espaço de formação continuada, que contém cursos produzidos sob demanda, atendendo sempre a necessidade do seu município.

Em resumo, a plataforma digital promove uma integração de toda a comunidade escolar, utilizando de recursos completos, únicos e eficazes que oferecem maior acessibilidade. 

Todos os olhares voltados para o professor

Quando falamos em Educação de alto nível, é imprescindível voltarmos nosso olhar para os professores.

Dos estudantes formados por eles sairão futuros médicos, advogados, empreendedores, outros professores, políticos, e muito mais. Portanto, é importante pensarmos no preparo dos professores que vão alfabetizar e apresentar às crianças o mundo do conhecimento.

Para que o preparo desses profissionais seja o mais adequado possível, é preciso que o município forneça os meios e as oportunidades para que esta realidade se concretize.

Por isso, O Sistema ETAPA Público traz o diferencial de uma assessoria pedagógica completa, que olha para as necessidades e especificidades de cada município parceiro. É um suporte que cuida para que os professores e educadores tenham uma base sólida com apoio dos melhores profissionais.

Esta atitude reflete diretamente no desenvolvimento dos materiais didáticos, elaborados para que alunos e professores possam desfrutar dos melhores métodos. Um exemplo é a metodologia Espiral Crescente, que proporciona a abordagem de assuntos em momentos e perspectivas diferentes, aumentando as oportunidades de aprendizado.

Além disso, são materiais totalmente voltados para a cultura brasileira e, ainda, com uma apostila dedicada às especificidades regionais e municipais, proporcionando aos alunos conhecimentos culturais sobre o local em que se vive.

Dentre os materiais didáticos, o ETAPA Público oferece, ainda, livros voltados para Educação Financeira, em que o aluno aprende a organizar gastos e despesas, administrando recursos financeiros e montando projetos para esta finalidade. Essa iniciativa promove jovens e crianças mais aptos às responsabilidades da realidade econômica, contribuindo ativamente para uma sociedade mais consciente.

Outras novidades são as apostilas desenvolvidas para orientação e participação de Olimpíadas de Matemática e, também, para experimentos científicos práticos, incentivando alunos e professores a descobrirem talentos e a mostrarem ao mundo o potencial intelectual de nossos jovens e crianças.

Todo este material é cuidadosamente estruturado para sempre conseguirmos o melhor aproveitamento tanto do estudante como dos professores, reforçando as bases da Educação como transformadora da vida e da sociedade.

Cidades inteligentes fazem escolhas inteligentes

Construir e planejar uma cidade inteligente passa, necessariamente, pela Educação de alto nível.

Conduzir a escolha mais acertada sobre o parceiro da Educação de seu município, com certeza fará toda a diferença nos resultados, revelando a preocupação das autoridades com a edificação de um futuro melhor da cidade.

Levar essa qualidade de ensino para alunos da rede municipal é a maior realização do ETAPA Público

Hoje, a construção do futuro está nas mãos de professores, diretores e autoridades que souberem escolher o que há de melhor para a Educação.

 

2 Replies to “Educação é o futuro!”

  1. […] os pais e alunos, para verificar suas necessidades e buscar soluções para o aperfeiçoamento da educação e incentivar atividades que tenham a participação dos pais no processo de […]

  2. […] em dia, com a tecnologia, a educação está se renovando e se transformando a cada dia, para melhorar os processos de ensino-aprendizagem entre professores e […]

Deixe um comentário