Ao utilizar a gamificação na matemática, o aluno consegue aprender na prática, garantindo um aprendizado ativo, facilitando o entendimento e absorção dos conteúdos.

A matemática muitas vezes é a disciplina mais complicada para a maioria dos alunos. Essa dificuldade na aprendizagem da matemática pode fazer com que alguns desses alunos passem a não gostar e até percam a vontade de aprender essa disciplina. Porém, a matemática é muito importante para o cotidiano, pois tudo à nossa volta é matemática.

Hoje em dia, com a tecnologia, a educação está se renovando e se transformando a cada dia, para melhorar os processos de ensino-aprendizagem entre professores e alunos. 

Essa transformação na educação, por meio da tecnologia, vem trazendo diversos métodos e alternativas ao ensino tradicional, para facilitar a aprendizagem dos estudantes e tornar as aulas mais dinâmicas para conseguir o envolvimento em sala de aula.

Uma dessas alternativas hoje em dia é a gamificação, que pode ser uma ótima aliada no ensino da matemática e facilitar o raciocínio nessa disciplina.

Gamificação:

A gamificação na educação é uma estratégia de um ensino mais dinâmico que se utiliza de jogos com o objetivo de incentivar e engajar os alunos e facilitar o processo de aprendizagem durante o ensino infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental.

Hoje em dia, os jogos não são voltados apenas ao entretenimento e lazer, eles também podem ser utilizados como uma maneira de auxiliar os estudos de crianças e jovens, para que esses estudantes consigam criar identificações com as disciplinas, e o mais importante: aprender brincando

Gamificação na matemática:

Ao utilizar a gamificação na matemática, o aluno consegue aprender na prática, garantindo um aprendizado ativo, facilitando o entendimento e absorção dos conteúdos. 

A gamificação na matemática faz com que os alunos desenvolvam um perfil mais participativo nas aulas e criem autonomia na hora dos estudos, pois a utilização de jogos no processo de ensino-aprendizagem aproxima o aluno, deixando as aulas e a disciplina mais atrativas. 

O dinamismo dos jogos auxilia no raciocínio, no comportamento mais ágil na resolução de problemas e superar desafios, além de estimular o desenvolvimento de habilidades, aguçar a criatividade, motivar e promover a interação dos alunos. 

No estudo sobre “Os jogos como alternativa metodológica no ensino da matemática”, Flávia Carcanholo comenta sobre os benefícios do jogo no ensino da matemática: “O jogo pode ser utilizado como análogo a exercícios mecânicos, para treinos de conteúdos específicos, para desenvolver o raciocínio, com fins à cooperação e interação social, com intuito de aperfeiçoamento e auxílio à memória, para desenvolver a descentração do pensamento com a finalidade de fixar a aprendizagem e reforçar o desenvolvimento de atitudes e habilidades”.

Os jogos estimulam a utilização e o aperfeiçoamento dos sentidos humanos, fazendo com que o aluno tenha foco e atenção, favorecendo suas percepções e sua capacidade cognitiva.

Ainda no estudo de Carcanholo, é citado o psicólogo Daniill B. Elkonin, em sua obra “Psicologia do jogo” é apresentado que nos experimentos do psicólogo “a protagonização e a compreensão das regras influenciam no desenvolvimento psíquico da criança”.

Jogos pedagógicos para o ensino da matemática:

Para o uso da gamificação na matemática podem ser utilizados alguns dos seguintes jogos em sala de aula para o ensino infantil e ensino fundamental:

  • Jogo da colheita:  jogo de tabuleiro em que os alunos precisam memorizar os lados do dado e associar com a quantidade de flores que terão que colocar no vaso. O jogo da colheita auxilia na aprendizagem de contar os números e na noção de quantidade;
  • Jogo mais um menos um, mais dez menos dez: jogo de raciocínio para identificar e preencher com a sequência numérica correta, utilizando a regra +1 -1 +10 -10;
  • Jogo mais ou menos de 1 a 9: auxilia no cálculo mental de adição e subtração;
  • Jogo mais ou menos – soma e subtração: auxilia no cálculo mental com a introdução de dezenas e centenas cheias; 
  • Jogo da velha: um clássico jogo de estratégia, a brincadeira trabalha a noção de linha, coluna e diagonal, auxiliando no raciocínio lógico, matemático e estratégico;
  • Fichas sobrepostas: o jogo auxilia na composição e decomposição do sistema numérico decimal;
  • Dinheiro falso: com o dinheiro falso, os alunos conseguem contar e reconhecer as cédulas;
  • Material de formas geométricas: com o material de formas geométricas, os alunos têm a oportunidade de montá-las e conhecê-las, além de ter a noção das formas e das figuras geométricas sólidas;
  • Batalha naval: jogo de estratégia em que os alunos precisam atingir o alvo através das linhas e colunas.

A gamificação traz outro olhar para a matemática, e a utilização de jogos como auxílio para o aprendizado dos alunos pode trazer resultados positivos em seu desenvolvimento.

Referências Bibliográficas

EBRAPEM
Núcleo do Conhecimento
Recovale
Os jogos como alternativa metodológica no ensino de matemática, Flávia Pimenta de Souza Carcanholo

Deixe um comentário