O ensino concreto traz muitos resultados positivos ao processo de ensino-aprendizagem, pois as crianças têm contato direto e prático com o aprendizado, aumentando sua capacidade de compreensão e desenvolvendo diversas habilidades.

Além das disciplinas tradicionais, é muito importante que a escola consiga introduzir em sua grade curricular a educação financeira e trabalhar o empreendedorismo desde cedo, na educação básica com os alunos.

A infância é a fase em que as crianças aprendem tudo de maneira rápida e assimilam o conteúdo com mais facilidade, dessa maneira, ensinar a elas sobre como lidar com o dinheiro fará com que elas adquiram consciência financeira, levando esse aprendizado até a vida adulta.

O aprendizado na infância sobre o dinheiro pode trazer benefícios para a criança, pois se tornam pessoas mais responsáveis e vão adquirindo noção do que pode e do que não pode e de quando pode.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), já incluiu em sua cartilha o aprendizado sobre educação financeira e empreendedorismo, porém, ainda há certa dificuldade em sua implementação nas escolas. 

O projeto da BNCC sobre o tema, busca atingir alunos do ensino básico do 4º ano do Ensino Fundamental, entre idades de 8 a 12 e se chama “Empreender para compreender: educação financeira na prática”.

Em sua cartilha, a BNCC explica sobre o que é e o objetivo do projeto e expõe um trabalho realizado em sala de aula, entre alunos e professor, mostrando como foi feita a implementação desse aprendizado e podendo ser utilizado como inspiração para outros professores e seus alunos. O exemplo mostrado contava com a iniciativa de ensinar a turma sobre o assunto depois de ser observado a diversidade de perfis dos alunos em sala de aula e a dificuldade apresentada por muitos em matemática. 

O ETAPA Público possui materiais de educação financeira que auxiliam alunos do ensino fundamental a iniciarem nesse tema. Os conteúdos introduzem diferentes atividades e assuntos sobre dinheiro, investimentos, a importância de economizar e exemplos para concretizar o aprendizado.

Dentre algumas atividades sugeridas nos materiais, os alunos aprendem como manusear e fazer render o dinheiro, quanto é preciso poupar e gastar, atividades sobre como se utiliza o cartão de crédito, o que é bolsa de valores, estudos de caso, além de atividades que abordam situações do dia a dia do aluno.

Com o apoio desse material, o professor também consegue ensinar para sua turma sobre como é a rotina dos pais, com atividades que ilustram as contas mensais, dessa maneira eles conseguirão ter noções mais concretas de gastos domésticos de água e luz e de como calcular o valor total das despesas de acordo com os juros e a partir disso, organizarem um planejamento.

É importante que as crianças e adolescentes já tenham contato com esse universo, pois quanto mais cedo a educação financeira for introduzida nas grades curriculares, mais familiaridade com o dinheiro e consciência terão na hora de utilizá-lo.

O ensino concreto traz muitos resultados positivos ao processo de ensino-aprendizagem, pois as crianças têm contato direto e prático com o aprendizado, aumentando sua capacidade de compreensão e desenvolvendo diversas habilidades.

É importante que a instituição dê auxílio aos professores na realização das aulas e projetos e incentivem os docentes com cursos e formação continuada, para o aperfeiçoamento do ensino.

Educar as crianças desde cedo fará com que o assunto se torne fácil e descomplicado, pois a maneira como esse conhecimento será aplicado é de maneira descontraída e leve, fazendo com que elas brinquem enquanto aprendem, achando divertido, o que tira o peso do assunto e consequentemente, a absorção e assimilação acontecerá de maneira natural.

Iniciativas como essa, abordam assuntos relevantes como, a importância do dinheiro, economia doméstica e sustentável, fazendo com que as crianças já adquiram consciência sobre seus atos e consigam amadurecer emocionalmente.

Referências bibliográficas:

Base Nacional Comum Curricular

Cursos CPT

Exame

Sebrae

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