Gestão escolar é o conjunto de estratégias de gerenciamento da instituição de ensino, que envolve os setores pedagógico, administrativo, financeiro, recursos humanos e comunicação.

Uma boa gestão escolar garante uma visão amplaUma boa gestão escolar garante uma visão ampla de todos os setores da instituição de ensino, fazendo com que se consiga identificar com mais precisão as necessidades de cada um deles. Assim, é possível traçar um planejamento pedagógico estratégico para cada setor, seja em relação a questões de infraestrutura, ensino, recursos financeiros, contratação de novos profissionais, entre outras potenciais necessidades.

Esse gerenciamento traz bons resultados para o desempenho da escola e contribui para um ensino de qualidade aos alunos.

Papel do gestor escolar:

O gestor escolar é responsável pelo êxito da escola. É função dele gerenciar (ou garantir) a conferência de materiais, determinação dos conteúdos juntamente com os professores, captação dos alunos, supervisionar os colaboradores, apoiar na escolha e decisão de contratação de novos profissionais para a escola.

Para que o gestor consiga exercer suas funções, é importante que ele conheça todos os setores da escola, quais as necessidades de cada um e quais objetivos e metas a serem alcançadas, além de um ambiente colaborativo, em que todos se relacionem bem e possam compartilhar ideias e soluções.

A gestão escolar conta com alguns conceitos fundamentais para que se consiga realizar o  gerenciamento de maneira eficiente, são eles:

  • O setor pedagógico é o mais importanteGestão pedagógica:

O setor pedagógico é o mais importante, pois é o setor responsável pelo desenvolvimento pessoal e profissional do aluno. 

É através da gestão pedagógica que são elaborados métodos para avaliação dos professores, propõe novas práticas educativas, melhorias no currículo escolar, integração da escola com os pais e atualiza as metodologias de ensino.

Além disso, ele mantém uma boa comunicação com a equipe escolar, com os pais e alunos, para verificar suas necessidades e buscar soluções para o aperfeiçoamento da educação e incentivar atividades que tenham a participação dos pais no processo de ensino-aprendizagem.

É na gestão pedagógica que é pensado sobre como melhorar a qualidade de ensino e seus processos e na capacitação dos professores.

  •  Gestão administrativa:

Na gestão administrativa, o gestor escolar cuida de tudo o que envolve a administração e o bom funcionamento da escola, como: compra dos materiais didáticos que serão usados nas aulas, dos materiais da administração, faz o gerenciamento de manutenções e limpeza da escola, e toda e qualquer ação que impacte no funcionamento da escola e no desempenho da equipe escolar e dos alunos.

o gestor escolar também pode contar com a ajuda de um profissional

  • Gestão financeira:

Assim como nos outros conceitos de gestão, na gestão financeira, o gestor escolar também pode contar com a ajuda de um profissional que entenda sobre finanças e que administre e planeje os orçamentos e investimentos da escola, cuide do fluxo de caixa, evite desperdícios, controle o setor de compras e estoque e controle os pagamentos e inadimplências.

  • Gestão de recursos humanos:

O gestor escolar tem a função de administrar a equipe de recursos humanos e se certificar que sejam elaboradas boas práticas para serem seguidas na escola, que promovam um bom relacionamento e interação com toda a equipe escolar, com os pais e com os alunos.

Também pode haver a promoção da capacitação continuada da equipe escolar e na qualidade no ensino para garantir o desenvolvimento de todos e a melhora no relacionamento dos professores com a escola.

  • Gestão da comunicação:

É muito importante manter a comunicação na escola entre a equipe, dessa forma, o gestor escolar fica ciente do que se passa e como resolver possíveis problemas. É preciso que tenha um setor de comunicação interna na escola para que as informações sejam passadas, comunicados sejam realizados e o engajamento dos alunos, professores e de toda a equipe escolar seja estimulado. Além disso, é fundamental uma comunicação externa, que cuide da imagem da escola, para que haja a captação de novos alunos.

A comunicação entre os pais e professores também é fundamental, assim, os pais saberão sobre as atividades da escola e acompanharão o desempenho de seus filhos.

E para que haja uma boa gestão da comunicação é necessário: 

  •       Reuniões de pais com os professores para o debate sobre o desempenho dos alunos;
  •       Comunicar aos pais e aos alunos sobre o calendário escolar;
  •       Estar em contato direto com os professores e alunos, para que haja um acompanhamento do desempenho na aprendizagem, pois se houver necessidade, será desenvolvido algum projeto de reforço;
  •       Promover a manutenção dos canais de comunicação entre pais, professores e alunos.

 

  • Gestão do tempo e eficiência:

O gestor escolar precisa administrar todas as atividades na escolaO gestor escolar precisa administrar todas as atividades na escola, gerenciar as funções e tarefas da equipe escolar para garantir a produtividade e que não haja tempo desperdiçado, garantindo eficiência nos processos.

 

Para uma boa gestão escolar, é preciso organização, planejamento e ter conhecimento de todos os setores e suas necessidades. As escolas podem utilizar o auxílio da tecnologia para otimizar os processos. Já existem aplicativos e sistemas que auxiliam nas questões financeiras, matrículas e outras atividades da escola, que podem ser adotados como facilitadores e manter a organização e um melhor controle dos processos de cada setor, além de evitar que algo passe despercebido.

A gestão escolar garante a satisfação dos pais e alunos com a escola, oferece qualidade no ensino, além do engajamento da equipe escolar, e tudo isso impacta nos resultados e desempenho da instituição. 

 

Referências Bibliográficas

Faculdade Rudolf Steiner
Delta SGE
Connect Escolas

Uma resposta para “Gestão Escolar: Principais conceitos”

  1. […] Gestão escolar é um conjunto de estratégias de gerenciamento da instituição de ensino, que envolve os setores pedagógicos, administrativos, financeiros, recursos humanos e comunicação. […]

Comments are closed.