Esse novo papel do docente garante aulas mais proveitosas e participativas, pois o professor está totalmente envolvido com as práticas pedagógicas escolares, além de participar de tomadas de decisões importantes referentes ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos. 

Hoje em dia, o formato das aulas está se transformando e trazendo novas metodologias e estratégias pedagógicas para tornar os conteúdos mais atrativos, com o objetivo de prender a atenção dos alunos e deixar as aulas mais produtivas. A participação dos alunos garante aulas mais dinâmicas e interessantes, o que auxilia em seu rendimento e aprendizado. 

Mas, para isso, o professor está assumindo um novo papel em sala de aula, o de professor gestor. Esse novo papel do docente garante aulas mais proveitosas e participativas, pois o professor está totalmente envolvido com as práticas pedagógicas escolares, além de participar de tomadas de decisões importantes referentes ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos. 

A gestão de sala de aula agora também se faz pelo professor, que adquire uma postura muito mais ativa em relação ao seu papel de docente na aprendizagem de seus alunos. Essa nova função exigirá que o docente tenha conhecimento dos processos que envolvem a gestão e organização da escola.

O professor gestor é o responsável por gerir suas aulas, montar conteúdos, estabelecer a maneira como ministrará as aulas e como será o tom da comunicação entre seus alunos. Além disso, seu trabalho vai muito além da sala de aula, com o papel de gestor, o professor também precisa estar em constante comunicação com toda a equipe pedagógica e fomentar o trabalho em equipe, para que assim possa haver mais eficiência nos processos. 

Outro ponto importante é que o professor gestor também precisa trazer os pais para a vida escolar de seus filhos, é fundamental esse envolvimento, pois aumenta o engajamento dos alunos e melhora o processo de ensino-aprendizado. Por isso, a escola precisa ter um canal de comunicação com esses pais, para que haja uma interação constante. 

Dessa maneira, o professor que também exerce um papel de gestor conhece ainda mais seus alunos e se torna mais próximo, o que auxilia em seu plano de aula, além de contribuir com elaborações de estratégias pedagógicas para a melhoria no ensino. 

Ter o professor nesse novo papel é de extrema importância, pois é ele quem está dia a dia em sala de aula, convivendo com seus alunos, é o professor que tem o olhar sensível para as necessidades de sua turma, então não poderia haver profissional melhor do que o próprio professor para tomar a frente da gestão de sua sala de aula. Ele se torna a peça chave para a melhoria no desenvolvimento, nos processos burocráticos e planejamentos estratégicos da instituição. 

O ambiente de sala de aula é um dos que mais se transforma, um professor gestor precisa dar voz aos seus alunos, nessa nova função, o docente abre espaço para que eles interajam, proponham ideias, dialoguem, fazendo assim o uso de uma gestão escolar democrática, pois dessa forma os alunos também podem buscar seu próprio conhecimento e trocar informações com outros colegas de classe, o que beneficia no processo de ensino-aprendizagem e no relacionamento entre alunos e professor.

Uma gestão escolar democrática propõe que toda a equipe pedagógica e os e os alunos participem desse processo de gestão, pois dessa maneira todos entenderão seus deveres e funções, além de entenderem o funcionamento da instituição, para que assim todos possam participar das decisões propondo as melhores ideias.

Para que a função de gestor seja bem executada, é preciso que o professor busque sempre a sua formação continuada e receber o apoio da escola. As secretarias de educação precisam integrar o professor nesse novo papel, oferecendo recursos necessários para a busca de informações, apresentar um ambiente propício para que ele possa executar essa função, e valorizar o trabalho em equipe.

.Um professor gestor é aquele que está caminhando junto com seus alunos, buscando as melhores maneiras de transmitir o conhecimento de maneira emancipatória, também é aquele que busca estratégias de melhoria para a instituição juntamente com a equipe pedagógica e incentiva a participação dos pais na escola. 

As novas configurações de ensino estão cada dia abrindo portas para que professores, alunos e instituições possam evoluir e buscar diferentes maneiras de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. 

Referências bibliográficas:

CPT

Dia a dia educação

O papel do professor como gestor da sua prática pedagógica na escola 

Revista Estrategia e Desenvolvimento

Deixe um comentário