reforço

O Sistema ETAPA Público compartilha a missão das escolas públicas, que é apoiar todos os alunos, para que cada um alcance seu potencial máximo. Nesse sentido, acreditando que a educação desempenha um papel essencial para o desenvolvimento humano, nosso foco também é fornecer assessoria profissional para os municípios parceiros em dois de seus principais desafios, o nivelamento e o reforço escolar.

O que é nivelamento escolar?

O nivelamento escolar diz respeito ao processo de garantir que todos os alunos tenham uma base sólida de conhecimento e habilidades em determinada matéria ou área de estudo, e isso envolve revisar conceitos anteriores, preencher lacunas de aprendizado e garantir que todos estejam no mesmo patamar antes de avançarem para novos tópicos.

O objetivo do nivelamento é garantir que ninguém seja deixado para trás e que todos tenham as ferramentas necessárias para acompanhar o currículo escolar.

O que é reforço escolar?

Por outro lado, o reforço escolar desempenha outro papel dentro do contexto da escola pública, pois concentra-se em fornecer suporte adicional para alunos com dificuldades em determinados conceitos, matérias ou habilidades. Isso pode envolver:

  • Sessões de tutoria individualizadas;
  • Atividades de prática adicionais;
  • Abordagens de ensino diferenciadas para atender às necessidades do aluno;
  • Entre outros pontos.

A principal meta do reforço escolar é fortalecer as áreas em que o aluno é mais fraco e ajudá-lo a progredir em seu aprendizado.

reforço

Sistema ETAPA Público como seu aliado

De qualquer modo, antes de começar o planejamento das aulas e atividades de nivelamento ou reforço é necessário identificar as dificuldades de aprendizagem de cada aluno por meio de avaliações diagnósticas. Com a implementação do Sistema ETAPA Público, o primeiro passo é a análise das características da rede e dos segmentos nos quais acontecerá sua utilização.

Para isso, o município parceiro pode contar tanto com um portal on-line quanto com o atendimento personalizado dos nossos consultores educacionais, que fornecem assessoria profissional para a construção e levantamento dos temas que demandam mais atenção.

Além disso, o portal conta com a programação de cada série, vídeos e guias de orientação de conteúdos, resolução de questões e cadernos de programação aula a aula para os professores.

Esses recursos são parte do compromisso do Sistema ETAPA Público de proporcionar um ambiente de aprendizado inclusivo e equitativo, onde cada aluno receba o apoio necessário para alcançar seu pleno potencial. Utilizando os recursos disponíveis para o nivelamento e o reforço escolar, cada escola pode garantir que todos os seus alunos tenham sucesso acadêmico.

Deixe um comentário